Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Emater participa de eventos do Dia da Consciência Negra em Porto Alegre

Publicação:

No local, foram comercializados produtos alimentícios, cultivados de forma agroecológica, além de artesanatos tradicionais e plantas de uso ritualístico
No local, foram comercializados produtos alimentícios, cultivados de forma agroecológica, além de artesanatos tradicionais e - Foto: Divulgação/Emater

Diversas comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul estiveram durante toda esta sexta-feira (20), em Porto Alegre, participando da Feira Crioula e Mercado Quilombola, no Largo Zumbi dos Palmares. A atividade integrou as comemorações que ocorreram na capital em razão do Dia da Consciência Negra.

No local, foram demonstrados e comercializados produtos alimentícios, cultivados de forma agroecológica, além de artesanatos tradicionais e plantas de uso ritualístico, típicas das religiões de matriz africana de famílias de Porto Alegre, Viamão, Canguçu, Pelotas e São Lourenço do Sul.

Assim como os quilombolas, a Emater/RS-Ascar é uma das entidades parceiras da Federação da Associação de Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul, da Prefeitura de Porto Alegre e do Conselho para o Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul (Codene), que são os organizadores do evento.

Além da Feira Crioula e Mercado Quilombola, a Emater/RS-Ascar esteve presente na reunião técnica para o desenvolvimento de ações públicas em comunidades quilombolas. A reunião foi proposta pelo coordenador da Igualdade Étnica e Racial, da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Sérgio Nunes, e ocorreu na sala de reuniões da secretaria, no Centro Administrativo Fernando Ferrari.

Participaram da reunião representantes de várias entidades e de universidades, além do gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, Air Nunes dos Santos, da supervisora, Suzana Medianeira Lunardi, e da nutricionista e assistente técnica estadual de Comunidades Quilombolas da Emater/RS-Ascar, Regina Miranda.

Texto: Imprensa/Emater
Edição: Cristina Lac/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul