Em Montenegro, secretário do Trabalho encaminha assistência a resgatados de situação análoga à escravidão
Sossela esteve na agência da FGTAS/Sine para acompanhar oferta de serviços para reinserção dos trabalhadores no mercado
Publicação:

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, esteve em Montenegro na tarde desta sexta-feira (3/3) para colocar os serviços da pasta à disposição dos trabalhadores resgatados de situação análoga à escravidão na Serra e que residem na cidade da Região Metropolitana. Em reunião na agência onde são feitos os atendimentos da Fundação de Trabalho e Ação Social (FGTAS) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine), foram encaminhados trâmites para que os ex-empregados da empresa terceirizada investigada possam alcançar a reinserção no mercado de trabalho, bem como realizar qualificações e capacitações.
Na oportunidade, o secretário ouviu o relato de um dos trabalhadores, bem como suas expectativas para o futuro profissional. Na sequência, o jovem fez o cadastro no Sine. Ele retornará à agência para verificar as vagas ofertadas, além das opções de cursos profissionais.
"As equipes da secretaria e da FGTAS darão sequência ao contato com todos os demais trabalhadores que decidiram permanecer no Rio Grande do Sul, a fim de prestar toda a assistência e o acompanhamento necessários para que possam retomar suas atividades, com toda a segurança e direitos garantidos", afirmou Sossella.
As ações da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) ocorrem em desdobramento às medidas definidas pelo grupo de trabalho instituído pelo governador Eduardo Leite, envolvendo diferentes secretarias, para acompanhar as ações já articuladas e para tratar de outras medidas emergenciais no âmbito da administração estadual. O governador destacou que a prioridade é garantir apoio e assistência aos trabalhadores resgatados.
Também participaram da reunião em Montenegro o diretor-adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Wellington Andrade, o chefe de gabinete da STDP, Jair Müller, a coordenadora da agência do FGTAS/Sine de Montenegro, Elza Pereira, o agente administrativo Nelson Timm, o coordenador regional da 11ª Região Desenvolvimento Social, Fabiano Piazer Pilar, e o delegado regional do Trabalho da 18ª Região, Artur Viana.
Texto: Raul Fernandes/Ascom STDP
Edição: Carlos Ismael Moreira/Secom