Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

É fake que o Centro de Distribuição de Passo Fundo está estocando doações

Publicação:

Card com fundo branco e o escrito "é fake" em vermelho
-

É falsa a informação de que o Centro de Distribuição de Doações de Passo Fundo está estocando os itens recebidos. As doações chegam ao local e de lá partem para as demais regiões do Estado, conforme os pedidos recebidos via central.

Nos últimos dias, circulam nas redes sociais vídeos de civis que fazem falsas alegações sobre as doações. Em um dos conteúdos, uma pessoa diz que o local recebeu 16 toneladas de batatas e que elas apodreceram. As prefeituras são contatadas para a distribuição. No entanto, algumas não manifestaram interesse nesse tipo de alimento. Sendo assim, os itens foram distribuídos com controle formal de distribuição a entidades e organizações não governamentais (ONGs) locais.

Em outro conteúdo, um homem filma uma casa e alega que o Estado estaria desviando doações para fins eleitorais. A acusação é falsa. Os alimentos perecíveis que o Centro recebeu foram destinados a ONGs, e uma dessas organizações (Vicentinos) encaminhou os itens para a casa assistida que aparece no vídeo, com todos os trâmites documentados. As acusações de desvios e irregularidades (prevaricação) que recaem nas gravações sobre o servidor tenente-coronel Bugs se configuram em crime de calúnia e difamação.

O Centro não recebe doações de alimentos perecíveis. No entanto, como alguns alimentos chegaram ao local, a equipe rapidamente providenciou o encaminhamento dos mesmos para instituições que fizessem a destinação adequada.

O local está operando normalmente e, até o momento, não houve registro de intercorrências.

Confira mais desmentidos em: sosenchentes.rs.gov.br/combate-a-desinformacao

Portal do Estado do Rio Grande do Sul