Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Detentos de Erechim criam bolsas femininas

Publicação:

Detentos do Presídio Estadual de Erechim fabricam de 100 a 200 bolsas femininas por mês, através de um Protocolo de Ação Conjunta (PAC) entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a empresa CLV Artefatos em Couro Ltda. As peças serão
Detentos de Erechim criam bolsas femininas

Detentos do Presídio Estadual de Erechim fabricam de 100 a 200 bolsas femininas por mês, através de um Protocolo de Ação Conjunta (PAC) entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a empresa CLV Artefatos em Couro Ltda. As peças serão apresentadas nesta quinta-feira (13), às 19h30min, no desfile de moda inverno das bolsas femininas Sarah Bag, no salão Del Prete, em Erechim.

O PAC, firmado com a empresa há dois anos, se iniciou com um preso estilista que ensinou o ofício a outros. São criados mais de 100 modelos diferentes, e há intenção de ampliar para peças de vestuário, como vestidos e saias. Cada detento recebe 75% do salário mínimo pelo trabalho e tem direito a remissão de pena, com a redução de um dia a cada três trabalhados.

O Presídio Estadual de Erechim tem 365 presos e possui 219 detentos que realizam algum tipo de trabalho, ou seja, cerca de 60% dos apenados com algum tipo de atividade remunerada. Atualmente cinco empresas da cidade ocupam mão de obra de presos do estabelecimento penal, e é uma das casas prisionais com menor índice de reincidência criminal, cerca de 18%, enquanto a média estadual é de 50%, e a nacional de 70%.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul