Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Desenvolvimento Regional é tema do caderno Futuro RS

Publicação:

Publicação aborda diferenças culturais e necessidade de reduzir desigualdades regionais no RS
Publicação aborda diferenças culturais e necessidade de reduzir desigualdades regionais no RS - Foto: Divulgação/SPGG

O desafio proposto pelo novo caderno Futuro RS, uma publicação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), é tratar do tema Perspectivas para o Desenvolvimento Regional e Equilíbrio Territorial. O caderno de 67 páginas contém as propostas e textos que abordam as diferenças culturais e a necessidade de reduzir as desigualdades regionais existentes no Rio Grande do Sul. A publicação está disponível no site da SPGG e traz os resultados da oficinas realizadas no dia 16 de novembro do ano passado, evento que contou com a abertura do governador Sartori.

"O caderno é uma fonte de estudo sobre o assunto. Nosso objetivo é contribuir para o debate. Porém, não ficar apenas nisso, queremos ajudar na proposição de ações e o Futuro RS acrescenta nesse sentido", destacou o diretor do Departamento de Planejamento da SPGG, Antônio Cargnin.

Participaram como palestrantes para a construção de propostas o professor italiano Fabio Antoldi, da Università Cattolica del Sacro Cuore (Milão), João Mendes da Rocha Neto, da Universidade de Brasília (UnB) e do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Cíntia Agostini, da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e do Fórum dos Coredes, Ângelo Aguinaga, coordenador do programa Líder do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Jorge Renato de Souza Verschoore, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

A oficina também contou com a participação de outros representantes dos Coredes e do Sebrae, além de universidades (UFRGS, Uergs, Unijuí, Unisc e Unicruz) e secretarias do Estado.

Futuro RS

O Futuro RS é um projeto com o objetivo de elaborar uma agenda de desenvolvimento propositiva, tratando de construir alternativas e temas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul no horizonte de 2040. Também busca construir estratégias e propostas que possam fazer frente aos problemas e tirar partido das oportunidades que as características do Estado oferecem.

Cadernos disponíveis

Caderno 1 - Temas para uma agenda de desenvolvimento;

Caderno 2 - O envelhecimento da população gaúcha e as consequências e os desafios para as políticas públicas na área da saúde e da educação;

Caderno 3 - Alternativas para o desenvolvimento do estado a partir da dinamização da indústria de transformação.

Caderno 4 - Propostas e Desafios para Ampliação da Produtividade e da Qualidade da Produção: leite e lavoura de grãos

Texto: Lucas Barroso/SPGG
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul