Defesa Civil envia ajuda humanitária para município devido a alagamentos

Níveis de rios em elevação mantém situação de alerta

Chuvas interior 1
Defesa Civil segue em alerta porque há possibilidade da volta da chuva em regiões onde o nível dos rios já está elevado - Foto: Defesa Civil

Pelo menos 370 pessoas precisaram sair de casa em razão da elevação do nível de rios e deslizamentos de terra no Rio Grande do Sul, durante o último fim de semana. São Gabriel, Dom Pedrito e Alegrete foram os municípios mais atingidos.

A Defesa Civil estadual enviou a ajuda humanitária para São Gabriel na tarde de sábado (27/7). Colchões, cobertores, alimentos e papel higiênico, entre outros itens, foram doados às famílias atingidas pela cheia do rio Vacacaí. O prefeito do município, Rossano Dotto Gonçalves, assinou decreto de emergência em função das fortes chuvas da semana passada.

Em Santa Cruz do Sul, o rio Pardinho apresentou rápido declínio, contudo a onda de cheia se deslocou para o rio Pardo e Jacuí. No bairro Margarida, um deslizamento de terras em uma encosta, danificou duas residências. Não há feridos e as duas famílias foram removidas do local pela prefeitura. Nesta segunda-feira (29/7), oito pessoas ainda estão desalojadas em Santa Cruz do Sul.

Chuvas interior 2
Colchões, cobertores e alimentos, entre outros, foram doados a famílias atingidas pela cheia do rio Vacacaí, em São Gabriel - Foto: Defesa Civil

No município de Estância Velha, um deslizamento de terra em uma obra danificou três residências. Não há feridos e três famílias foram removidas do local e encaminhadas para casa de parentes. Ao todo, 12 pessoas estão desalojadas.

Em Cachoeira do Sul, o rio Jacuí está 4,30 metros acima do nível normal, em elevação, subindo um centímetro por hora. A Defesa Civil do Estado está com uma equipe mobilizada monitorando a situação. Uma família está desabrigada e outra desalojada. Ao todo, sete pessoas estão fora de casa.

Boletim 29JUL19 11h nível rios
Na Bacia do Rio Uruguai, o vermelho em Alegrete informa que o rio atingiu a cota de inundação - Foto: Reprodução

Em Dom Pedrito, 30 pessoas estão desalojadas e quatro desabrigadas. No município de Alegrete, o rio Ibirapuitã está com 8,95 metros acima do nível normal e continua subindo cerca de um centímetro por hora. São 13 famílias afetadas, totalizando de 38 pessoas.

As nove Coordenadorias Regionais de Defesa Civil do Estado permanecem em alerta, acompanhando a evolução do evento climático. Os rios Ibicuí, Santa Maria, Camaquã, Baixo Jacuí, Gravataí estão em situação de alerta em função da elevação das águas em alguns pontos.

Resumo do boletim das 17h desta segunda (29/7)

Desalojados: 90
Desabrigados: 17