Defesa Civil auxilia comunidades atingidas por enchentes e permanece em alerta
Publicação:

A Defesa Civil está em alerta devido às chuvas fortes que atingem o Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (29) e que podem ocasionar uma nova elevação nos níveis dos rios. Já foram distribuídos pelo órgão 1.250 colchões, 1.150 cestas básicas, 640 kits-limpeza e 840 cobertores às comunidades afetadas. Os municípios de Santa Rosa, Muçum, Santa Teresa, Bom Retiro do Sul, Cerro Largo, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Colinas, Arroio do Meio e Venâncio Aires decretaram situação de emergência.
Cerca de 3,3 mil pessoas seguem desabrigadas e 10 mil estão desalojadas no Estado. No Vale do Taquari, as famílias começaram o processo de retorno às residências, já que o rio Taquari está voltando ao nível normal. Nesta tarde, a Defesa Civil entrega mantimentos nas localidades mais sacrificadas da região. O órgão também está avaliando o retorno das famílias no Vale do Caí, onde o rio ainda não começou a baixar e chove forte.
Nas ilhas de Porto Alegre, o nível do Guaíba chegou a 1,97 centímetros às 9 horas desta quarta-feira e pelo menos 50 pessoas foram retiradas do local. Os órgãos de defesa estadual e municipal estão de prontidão para auxiliar os moradores. O coordenador regional da Defesa Civil de Porto Alegre, capitão Luis Fernando Santos Carlos, sobrevoou as localidades atingidas nessa terça-feira (28) e informou que os rios Jacuí e Sinos ainda apresentam elevação.
Três pontos seguem interditados em rodovias gaúchas: RS/130, no acesso à Mariante; RS/437, entre Vila Flores e Antônio Prado; e RS/124, entre Pareci Novo e São Sebastião do Caí. Embora o tráfego esteja normal, a RS/129, entre Colinas e Estrela, encontra-se em meia pista pela danificação de um bueiro. Na RS/332, entre Arvorezinha e Soledade, o Daer construiu um desvio, liberando o tráfego somente para veículos de carga até 10 toneladas. Acima deste peso, devem utilizar a BR/386.
Previsão
Conforme a Defesa Civil, as condições meteorológicas estão favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva de forte intensidade, trovoadas e rajadas de vento ocasionais em áreas isoladas, entre 0h e 23h desta quarta-feira, nas regiões Oeste e Norte do Rio Grande do Sul. Da 0h às 8h, choveu 160 milímetros em Encantado e 12 milímetros em São Sebastião do Caí.