Cursos da Rede Escola de Governo colaboram com captação de R$ 7 milhões
Publicação:
A Rede Escola de Governo pôde conferir o resultado prático da série de cursos sobre Elaboração de Projetos Sociais e Siconv, que vem aplicando, de forma pioneira no Estado, desde 2011. Após a participação de cerca de dez servidoras na formação, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) aprovou seis projetos para execução em 2012 que, somados, aproximam-se de R$ 7 milhões.
Com o objetivo de orientar sobre a execução dos recursos captados em 2011, a FDRH, por meio da assessora Cibele Lazzari, orientou na última semana o grupo de trabalho (GT) da SPM na análise da Portaria Interministerial 507/2011, assim como na análise da previsão orçamentária da União 2012 para a SPM.
Segundo Cibele, a SPM terá benefícios antecipando a análise dos materiais citados porque, quando houver a divulgação dos programas federais, a Secretaria já estará preparada para incluir-se nos cinco programas previstos até agora para 2012, oriundos de ciclos setoriais. Para a coordenadora do GT, Lilian Lira, sem dúvida, a conquista da SPM se deve à participação nos cursos da Rede Escola de Governo sobre Siconv.
Grupo de Trabalho
O GT da SPM é formado por Adelaide Klein - diretora do Departamento Administrativo; Maria Luiza Oliveira Lose - assessora do Departamento de Relações Institucionais e Legislativas; Isadora Trajano - assessoria do Departamento Administrativo; Ana Duarte - assessora do Departamento de Promoção de Políticas para o Mundo do Trabalho; Eliane Alberche - assessora do Departamento de Promoção de Políticas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher; além de Lilian Lira, coordenadora do GT e assessora da Direção Geral. O curso faz parte do Programa Qualificação de Gestores Públicos para a Copa de 2014, desenvolvido pela Rede Escola de Governo.
Siconv
Para que as Secretarias e órgãos do Estado possam candidatar-se a recursos federais, tanto oriundos dos Ministérios quanto de emendas parlamentares, é necessário utilizar o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). A utilização da ferramenta é obrigatória desde 2008. Porém, até 2011, o Estado nunca havia habilitado os servidores para operar plenamente o sistema.
Novas turmas
Nesta sexta-feira (24), inicia mais uma turma do curso sobre Elaboração de Projetos Sociais e Siconv, promovido pela Rede Escola de Governo e FEEVALE por meio do Programa Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014. As aulas acontecem a partir das 8h30min, na FDRH. Esta é a segunda turma de um total de 18. Doze serão realizadas até maio em Porto Alegre e seis no interior, seguindo a proposta de interiorização. Os cursos são voltados para servidores públicos e agentes sociais. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail redeescoladegoverno@fdrh.rs.gov.br
Texto: Daiane Evangelista
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4305