Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cooperativ?a gaúcha está entre selecionad?as ao Prêmio ODM Brasil

Publicação:

O projeto Sustentabilidade Camponesa - Diversificação Produtiva na Região Fumageira desenvolvido pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), por meio da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil Ltda, de Santa Cruz do Sul, foi selecionado entre as
Cooperativ?a gaúcha está entre selecionad?as ao Prêmio ODM Brasil

O projeto Sustentabilidade Camponesa - Diversificação Produtiva na Região Fumageira desenvolvido pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), por meio da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil Ltda, de Santa Cruz do Sul, foi selecionado entre as 20 principais práticas, dentre as 1.638 inscritas ao Prêmio ODM Brasil. No Estado, a organização dos ODMs é realizada pelo Movimento Nós Podemos RS - Movimento pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que trabalha pela implementação das ações nos municípios gaúchos.

No Governo do Estado, este trabalho de ações nos municípios gaúchos é coordenado pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag), por meio da Fundação de Economia e Estatística (FEE), que realiza os estudos estatísticos.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) constituem uma agenda social mundial de direitos humanos básicos, estabelecida no ano de 2000 pela ONU, com prazo para serem contemplados através de metas e indicadores até 2015. O movimento aceito pelo Brasil, juntamente com 190 países, conta com o apoio do Governo Federal, por meio da Secretaria Geral da Presidência da República.

O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos ODMs. O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública- Enap, composta por um júri de 15 especialistas de todo o país.

A seleção manifesta o reconhecimento de que as iniciativas do MPA estão orientadas no desenvolvimento social e se relacionam diretamente aos objetivos do Milênio, que foram acordados pela ONU nos seguintes termos:
1) acabar com a fome e a miséria,
2) educação básica de qualidade para todos,
3) igualdade entre sexos e valorização da mulher,
4) reduzir a mortalidade infantil,
5) melhorar a saúde das gestantes,
6) combater a AIDS a Malária e outras doenças,
7) qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e
8) todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

A iniciativa do MPA tem como base a diversificação da cultura do tabaco, recupera e fortalece a identidade camponesa, reestrutura os sistemas camponeses de produção e introduz o conceito de Alimergia (Alimento - Meio Ambiente - Energia).

Santa Cruz do Sul - Centro de Produção
O projeto premiado desenvolve-se no Centro de Produção e Formação Camponesa São Francisco de Assis, em Santa Cruz do Sul, região central do Rio Grande do Sul. É uma iniciativa do MPA, por meio da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil, Cooperfumos, criada para buscar formas de diversificar a cultura do fumo. A área de 41 hectares, doada pela prefeitura municipal, já foi visitada pelo então presidente Lula em 29 de julho de 2010 e pelo governador Tarso Genro em fevereiro de 2011 e fevereiro de 2012.

A cerimônia de premiação dos 20 contemplados deve acontecer no final do mês de maio em Brasília.

Texto: Regina Farina/Com informações do MPA
http://www.mpabrasil.org.br/noticias/sociedade-reconhece-que-o-mpa-contribui-para-os-objetivos-do-milenio 
Foto: MPA Brasil
Edição Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul