Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Consumo consciente de energia elétrica é matéria de sala de aula

Publicação:

Começa nesta segunda-feira (10) o Programa Escolegal Energia, com projeto piloto de educação e conscientização sobre o uso e consumo de energia elétrica. A atividade terá início às 13h30min, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Oscar Schmitt, na
Consumo consciente de energia elétrica é matéria de sala de aula

Começa nesta segunda-feira (10) o Programa Escolegal Energia, com projeto piloto de educação e conscientização sobre o uso e consumo de energia elétrica. A atividade terá início às 13h30min, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Oscar Schmitt, na Avenida dos Pescadores, 690, na Ilha das Flores, em Porto Alegre.

Na quarta-feira (12), o projeto estende-se a mais duas escolas. Das 8 horas às 11h30min, será desenvolvido na Escola Mané Garrincha (Avenida Erico Verissimo, 1253, bairro Menino Deus) e, das 13h30min às 17 horas, na Monte Líbano (Rua Lemuria 10, em Ipanema).

As ações são executadas pelo Instituto de Combate à Fraude e Defesa da Concorrência (ICDE), com apoio da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D), através da Divisão de Medição e Proteção da Receita.

Na primeira etapa, as ações envolverão, até 14 de novembro, três escolas públicas de Porto Alegre, com atividades para alunos, professores e comunidade. Segundo o diretor do ICDE, Rodrigo Lagreca, as propostas do projeto são educar para o correto consumo de energia elétrica, conscientizar quanto aos riscos de práticas ilícitas (os chamados gatos) e gerar emprego e renda às comunidades mais carentes.

São demandas não apenas da Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], o agente regulador do setor elétrico, mas de toda a sociedade, diz Lagreca. Ele acredita que, ao atender a esses objetivos, a conseqüência direta será a melhora da qualidade de vida das comunidades envolvidas. 

Deverão participar 60 professores, 400 alunos e 150 pessoas das comunidades, entre jovens em busca do primeiro emprego e público em geral. Mais informações sobre o Programa Escolegal Energia podem ser obtidas no ICDE, pelos telefones (51) 98339130 e 91556527, ou na Assessoria de Comunicação Social do Grupo CEEE, pelo número (51) 3382-4535.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul