Dia C de Cooperar ocorre pela primeira vez na Expointer
Foco é conscientizar público infantil sobre meio ambiente, saúde e educação financeira
Publicação:

Promovido há mais de dez anos em todo o Brasil, o Dia C de Cooperar está ocorrendo pela primeira vez na Expointer, nesta 48ª edição da feira. O sábado (30/8) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, está contando com distribuição de pipocas, sementes, lápis e gibis; realização de pintura facial; e promoção de atividades lúdicas sobre meio ambiente, saúde e educação financeira. A ação neste primeiro dia de Expointer é realizada em frente à Casa do Cooperativismo.
Uma iniciativa do Sistema Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), o Dia C de Cooperar ocorria, até o ano passado, no primeiro final de semana de julho, junto do Dia Internacional do Cooperativismo. “Neste ano, tomou-se a decisão de desmembrar as datas: é a primeira vez que o Dia C está sendo comemorado em todo o Brasil em 30 de agosto. Está coincidindo com a abertura da Expointer, para iniciar a feira com bastante emoção e muito público”, destacou a gerente de comunicação e marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta.
As atividades vão até as 16h, com as equipes das cooperativas assessoradas pelo Sistema Ocergs: Sicredi, Sicoob, Cresol, Cootravipa, Cotricampo e Unimed. “Cada banquinha das cooperativas oferece atividades ligadas a sua área de atuação. Temos educação financeira para crianças, com distribuição de gibis e quiz; conscientização sobre doação de sangue; e oferecimento de amostras de sementes. É um tipo de ativação num nível mais educacional e colaborativo com os visitantes da feira”, explicou Simone.
Conscientizar para o futuro
Residentes em Alvorada, Michele Zini e sua filha Sophie, de três anos, aguardavam na fila para a pintura facial. “Achei esse espaço muito legal porque é bem voltado para as crianças, como é o caso dos livrinhos falando de educação financeira. É muito importante que ela já aprenda a cuidar do dinheiro”, comentou Michele, pontuando que vir à Expointer já é uma tradição de família.

Priscila Rodrigues está trabalhando na feira, e aproveitou um momento de folga para passear com a filha Lara Antônia, de seis anos. “Começamos pela banca de educação financeira porque ela adora ler”, contou a mãe, enquanto Lara respondia a um quiz sobre o assunto.
As mascotes das cooperativas também marcam presença ao longo do dia para atrair os visitantes, especialmente as crianças. “Esse é o nosso principal público para conscientização sobre meio ambiente, saúde e educação financeira, pois as crianças é que vão comandar o país nos próximos anos”, concluiu Simone.
Programação
- 10h às 16h - Distribuição de pipocas e sementes para visitantes, ativações das cooperativas de forma individual em seus balcões (conscientização de doação de sangue, distribuição de lápis semente, distribuição de gibis, falas sobre conscientização financeira)
- 10h às 11h - Mascote Mãozinha e mascote Cresol
- 10h30 - Chegada do SBT
- 11h às 12h - Mascote Unimed Federação/RS e mascote Sicoob
- 12h às 13h - Gravação do programa Baita Sábado
- 13h às 14h - Mascote Mãozinha e mascote Central Sicredi Sul Sudeste
- 14h às 15h - Mascote CCGL e mascote Sicoob
- 15h às 16h - Mascote Mãozinha e mascote Unimed Federação/RS
Texto: Elaine Pinto/Ascom Expointer
Edição: Felipe Borges/Ascom Expointer