Comitiva gaúcha visita universidade tecnológica de Pequim
Publicação:

A comitiva da agricultura que acompanha o governador Tarso Genro em viagem à China visitou a Universidade de Pequim de Tecnologia e Negócios (sigla em inglês, Beijin Technology and Business University - BTBU). Ao conhecer a instituição na terça-feira (3), o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, afirmou que a agenda teve por objetivo conhecer a forma de integração entre a academia e o setor produtivo chinês.
A comitiva brasileira - integrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Antônio Padula - foi recebida pelo reitor Tan Xiaogyong, pelo vice-reitor Lyu Ying, o diretor de Relações Internacionais He Mingk, e o diretor da Escola de Alimentos Zhennai Yang, além de outros assessores. Durante a visita, Fioreze apresentou os objetivos comerciais, tecnológicos, de atração de investimentos e políticos da missão.
Fioreze apresentou um perfil da economia gaúcha, destacando, entre outras ações, o projeto de modernização do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB). Defendemos a ideia de constituir um polo tecnológico e educacional no Parque, o que seria a primeira grande experiência no Estado, e talvez no Brasil, com foco nos grandes desafios de formação e inovação tecnológica do agronegócio do RS. Iríamos aproveitar a estrutura e o capital humano mobilizado anualmente por ocasião da maior feira agropecuária da América Latina, que é a Expointer.
Integrante do Grupo de Trabalho que está elaborando o plano de ação para este propósito, Padula apresentou os grandes desafios para o avanço no campo tecnológico e empresarial do agronegócio, com destaque a dois aspectos fundamentais para o futuro: a segurança alimentar - quantidade e qualidade - e a certificação de processos e produtos agroalimentares.
Padula também ressaltou as possibilidades de ampliação de intercâmbios acadêmicos entre a UFRGS (e outras instituições) e a BTBU, sendo possível a criação de uma agência de cooperação acadêmica e também a criação de um fundo para financiamento destas ações.
Integração
Durante o encontro, ainda foi oferecido pela reitoria da universidade um jantar típico chinês à delegação brasileira, quando foi entregue como presente um conjunto de cuia e bomba para chimarrão, o livro especial O solo e o homem, além de publicações em mandarim e inglês sobre o agronegócio, a economia e a sociedade gaúcha, e as ações da Secretaria da Agricultura.
Fioreze convidou a BTBU a participar da Expointer e da Expodireto 2014, assim como da Semana da China no Rio Grande do Sul, evento que, conforme o coordenador da Assessoria de Relaçoes Internacionais do governo gaúcho, Tarson Nuñez, deve se realizar no mês de maio do ano que vem.
Universidade
A BTBU tem 20 mil alunos em duas unidades, 20 cursos de bacharelado e cursos de mestrado e doutorado com foco na tecnologia e negócios das grandes áreas da ciência (social, exatas, naturais, economia, saúde publica, entre outras).
A comitiva da agricultura é composta pelo diretor financeiro do BRDE, José Hermeto Hoffmann, o diretor-superintendente da Cosuel, Carlos Alberto Freitas, a adida agrícola da embaixada brasileira na China, Andreia Bortolini e o chefe do Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior (Labex) da Embrapa China, Damares Monte.
Texto: Juliana Brum
Foto: Lili Ying
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305