Comitiva gaúcha visita empresa finlandesa especializada em monitoramento via satélite
Representantes da instituição virão ao RS no segundo semestre após conversas com grupo liderado por Gabriel Souza
Publicação:

A comitiva gaúcha liderada pelo vice-governador Gabriel Souza visitou, nesta terça-feira (27/5), em Helsinki, na Finlândia, a empresa ICEYE, líder global em satélites de radar de abertura sintética. Representantes da corporação – cujo foco é sustentabilidade, monitoramento climático e cidades inteligentes – farão uma visita ao Rio Grande do Sul com o objetivo de firmar parcerias estratégicas. A comitiva conheceu ainda o projeto Kalasatama Smart City.
Segundo Gabriel, a missão à Finlândia, promovida pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap), reforça o compromisso do Estado com o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras. “Nosso objetivo é aprender com os melhores, sobretudo na área de resiliência climática, educação de excelência e cidades digitais, para aplicar esses aprendizados em nossas regiões”, explica. “Por isso, já convidamos os representantes da empresa para que apresentem a tecnologia aos nossos técnicos. Assim poderemos avançar na prevenção contra novos desastres.”
A secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, detalhou como será a visita ao Estado. “Em agosto eles deverão estar no Brasil para participar do Congresso Internacional de Governo Digital, em Brasília. Depois irão ao Rio Grande do Sul para conversarmos e vermos como podemos incorporar a tecnologia à nossa estrutura”, disse.
Durante o encontro, a representante da ICEYE na América Latina, Ariadna Gutierrez, ressaltou que os satélites da companhia forneceram dados utilizados no monitoramento das enchentes ocorridas no RS em 2024, contribuindo com informações precisas e em tempo hábil para ações de mobilização e assistência às comunidades afetadas. A tecnologia utilizada no ano passado, porém, é diferente da apresentada agora, na visita da comitiva.

A ferramenta permite a visualização, mesmo sob condição de nuvens, chuvas intensas ou à noite, de áreas inundadas mediante imagens captadas por satélites equipados com radares de alta resolução. Além disso, a integração desses dados com modelos digitais de elevação possibilita estimar a profundidade das inundações, aprimorando as análises e as estratégias de prevenção. O objetivo do Estado é aprimorar a gestão de riscos e responder de forma mais eficiente a eventos meteorológicos extremos.
Gabriel destacou que, recentemente, o governo investiu em novos radares e estações hidrometeorológicas. Para o vice-governador, a tecnologia via satélite finlandesa poderia complementar o conjunto de ações existentes no Estado.
“A parceria com empresas de tecnologia, como a ICEYE, e a potencial adoção de soluções de monitoramento por satélite que acompanhem as mudanças ambientais representam passos decisivos rumo a um futuro mais seguro e sustentável no Rio Grande do Sul”, avalia. “A iniciativa marca um movimento de vanguarda, alinhado às tendências globais de inovação e proteção do meio ambiente, reforçando o papel do Estado como protagonista na construção de uma sociedade mais preparada.”
Danielle também lembrou que o RS já tem um serviço que faz a cobertura em imagens 24 horas por dia, mas encontra dificuldades durante a noite ou em períodos nublados. “Estávamos procurando uma tecnologia que conseguisse rastrear todo o território em tempo real, e foi isso que encontramos aqui”, ressaltou.
Bairros inteligentes
Outro destaque da missão foi a visita ao projeto Kalasatama Smart City, bairro inteligente que exemplifica o potencial de urbanismo sustentável e tecnologia aplicada à convivência urbana. O empreendimento, que nasceu de uma antiga área industrial, apresenta soluções como coleta seletiva de lixo subterrânea, sistema de calefação organizado e uso de energias renováveis, como transição do carvão para fontes limpas de energia.

Com aproximadamente 12 mil moradores, o bairro incorpora o conceito de cidades inteligentes ao otimizar recursos, promover eficiência energética e estimular práticas de mobilidade sustentável. A experiência servirá de inspiração para o desenvolvimento de projetos similares no RS que buscam consolidar uma urbanização mais inteligente, inclusiva e resiliente.
Na quarta-feira (28/5) começa a segunda parte da missão, na Estônia, onde a comitiva participará da Conferência de Governo Digital (e-Governance Conference), principal evento mundial de governança digital. O grupo também irá visitar a Cybernetica, empresa especializada em tecnologias da área.
Texto: Juliane Pimentel/Ascom GVG
Edição: Secom