Comitiva das Filipinas vem ao RS conhecer Sistema Estadual de Participação
Publicação:

Uma comitiva de agentes governamentais das Filipinas, chefiada pela Embaixadora do país no Brasil, Eva Betita, está no Rio Grande do Sul para conhecer as inovações em democratização da gestão pública. Em reunião na manhã nesta terça-feira (24), na Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag), um grupo de nove técnicos recebeu informações sobre a implantação, as instâncias e os instrumentos do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã. O Rio Grande do Sul foi o estado do Brasil escolhido para apresentar um modelo na área de participação em esfera estadual à comitiva, que já conheceu experiências municipais em Belo Horizonte e Brasília.
O secretário Adjunto da Seplag, Davi Schmidt, apresentou as diretrizes e os primeiros resultados do sistema para a comitiva das Filipinas. O coordenador executivo do Gabinete Digital, Fabricio Solagna, fez também uma explanação sobre as ferramentas de participação virtual e a mobilização pela Internet com os instrumentos criados pelo governo gaúcho.
Esta comitiva representa o grupo mais importante do nosso Ministério do Orçamento e Gestão, e enfrentou uma longa viagem de 36 horas de voo para estar aqui e conhecer estas experiências. O sistema de democratização que está sendo implantado aqui é muito importante para nós. Esperamos que este seja apenas o começo de uma longa cooperação entre nossos países neste tema, afirmou a Embaixadora.
O chefe do departamento de Orçamento do Ministério do Orçamento e Gestão, Juliano Pacificador, explicou que o país começa a implantar um modelo de Orçamento Participativo, ainda em seu primeiro ano. Queremos criar uma espécie de atalho para o sucesso deste processo, aprendendo com as experiências que já têm tradição e podem nos ensinar a minimizar os erros, assinalou Pacificador.
A comitiva ainda é formada por técnicos dos Ministérios do Planejamento das Filipinas e também integrantes do Banco Mundial (Bird) no país. A vinda do grupo ao Brasil foi possibilitada por intermédio do Bird. Na tarde desta terça-feira (24), o grupo irá à Fundação de Economia e Estatística (FEE).
Texto: Carine Prevedello
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (51)3210-4305