Cluster de Saúde tem estande em feira na Alemanha pelo terceiro ano consecutivo
Publicação:

Pela terceira vez, o Cluster de Tecnologias para a Saúde-RS conta com estande coletivo na Feira Medica, evento do setor de saúde que se configura como um dos principais pontos de encontro para a realização de negócios no mundo. Quatro empresas gaúchas expõem seus produtos e serviços na feira, que ocorre em Düsseldorf, na Alemanha, de 12 a 15 de novembro. A viagem inclui também uma missão técnica para a Holanda.
Bee IT, Biotecno, KeD Tecnologia e Sitmed Life Transport são as expositoras participantes dessa ação, coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect). “O estado apresenta uma base produtiva de altíssima qualidade, o que torna possível a realização de negócios e parcerias com atores de diversos países”, avalia Sandra Schafer, gestora executiva do Cluster e diretora de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Sdect.
O espaço, localizado no Pavilhão Oficial do Brasil, é resultado de um aporte de R$ 37,5 mil, realizado pelo Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais. A iniciativa conta com a parceria institucional da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS).
Durante a feira, os representantes dos empreendimentos participam também de eventos de negócios. Estão previstos um café da manhã com a comitiva de Minnesota – importante polo de medicina dos Estados Unidos –, um encontro de networking com 500 expositores norte-americanos e ainda um matchmaking com empresas de Israel, entre outros.
Faz parte da comitiva o diretor-adjunto de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Sdect, Leonardo Neves. “Ações como essa contribuem para uma inserção competitiva das empresas do Rio Grande do Sul em importantes mercados internacionais, além de proporcionar acesso a aprimoramento tecnológico e qualitativo da produção gaúcha”, afirma Neves.
Após o evento, a delegação do estado, que conta ainda com mais de dez empresas prospectoras que estão presentes na Medica, segue para uma missão técnica na Holanda, a convite do governo local. O crescimento do Cluster – que conta atualmente com mais de 200 empresas e 50 instituições, envolvendo cerca de 700 pessoas – chamou a atenção do país durante a Feira Hospitalar, em São Paulo.
No dia 16, na cidade de Enschede, o grupo se reúne com a Twente University – Technical Medical Centre, universidade que conta com laboratório focado em tecnologia médica, e realiza visita à empresa Demcon, fornecedora de produtos e sistemas de ponta, com foco em alta tecnologia e sistemas embutidos, entre outras áreas sensíveis para o setor da saúde.
Saiba mais
Somente no ano passado, a Feira Medica registrou mais de 123 mil visitantes e 5.148 expositores. Antes de começar a participar da feira com estande coletivo, em 2016, o Cluster de Tecnologias para a Saúde-RS já havia estado no evento com uma missão prospectiva.
Texto: Ascom Sdect
Edição: André Malinoski/Secom