Cinemateca Paulo Amorim receberá o Festival de Cinema Acessível
Publicação:

De 8 de maio a 19 de junho, a Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana, exibirá a programação do primeiro Festival de Cinema Acessível do país. As pessoas com ou sem deficiência poderão assistir, na mesma sessão, a clássicos do cinema nacional.
O gestor e idealizador do projeto, Sidnei Schames, foi recebido na tarde desta quinta-feira (19) pelo secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, que o cumprimentou pela iniciativa e disse que a secretaria apoiará o projeto. O secretário também confirmou presença em uma das sessões do festival.
Sidnei Schames afirmou que o objetivo é mostrar, na prática, que cinema é lugar de todos. Atualmente, as pessoas com deficiência ainda são pouco lembradas como público-alvo das obras cinematográficas.
A primeira etapa do festival ocorre entre maio e junho na Sala Paulo Amorim da Cinemateca, sempre as sexta-feiras, às 19h30. Os longas-metragens serão exibidos com recursos de acessibilidade para pessoas cegas, com baixa visão, surdas e com deficiência auditiva.
O Festival de Cinema Acessível tem a curadoria de Gilnei Silveira e Zé Geraldo. O evento é uma realização do Estúdio Som da Luz, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Banrisul e Banrisul Consórcio.
Confira os títulos:
8 de maio – O Homem que Copiava
22 de maio – Saneamento Básico, O filme
5 de junho- O Tempo e o Vento
19 de junho – Dois Filhos de Francisco
Local: Cinemateca Paulo Amorim – Casa de Cultura Mario Quintana- Rua dos Andradas, 736, Centro, Porto Alegre.
Entrada franca, com reserva prévia pelo e-mail: festivalcinemaacessivel@gmail.com
Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação