Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ciclo de cinema no Museu da Comunicação exibe Germinal e Vênus Negra

Publicação:

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa promove o ciclo Cinema e História Contemporânea I, de 03 de outubro a 15 de dezembro, com filmes ambientados no período, seguidos de comentários de historiadores e outros profissionais da área. Na
Ciclo de cinema no Museu da Comunicação exibe Germinal e Vênus Negra

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa promove o ciclo Cinema e História Contemporânea I, de 03 de outubro a 15 de dezembro, com filmes ambientados no período, seguidos de comentários de historiadores e outros profissionais da área. Na quarta-feira (24), às 18h30, será exibido Germinal, de Claude Berri. Já no sábado (27), às 15h, é a vez de Vênus Negra, de Abdellatif Kechiche. A atividade é realizada em conjunto com o Centro Universitário La Salle - Unilassale.

As inscrições são feitas para cada filme através do e-mail hipolito-cinema@sedac.rs.gov.br. Deve ser informado o nome completo, telefone para contato e um e-mail pessoal; e pode ser enviada uma lista com os filmes que deseja assistir. A entrada é franca.

Germinal (França, 1993, 160 min), de Claude Berri, vai ser comentado pelo professor da Unilasalle e doutorando PUCRS, Rodrigo Simões. O filme retrata o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX, na França, em relação à exploração de seus patrões. Baseado na obra de Emile Zola, o filme é considerado uma das mais belas adaptações literárias da história do cinema. No elenco, Gerard Depardieu, Judith Henry, Miou-Miou, Renaud, Jean Carmet e Jean-Roger Milo.

Vênus Negra (França, 2010, 159 min), de Abdellatif Kechiche, vai ser comentado pelo professor da Fapa e doutorando PUCRS, Edison Cruxen. A emocionante história de Saartjes Baartman (Yahima Torres), mulher negra que deixou, em 1808, o sudeste africano rumo à Europa, seguindo o rastro de Hendrick Caesar (Andre Jacobs) em busca de fama. Ao chegar em Londres, descobre que a única intenção dele é expô-la como uma aberração. Inicia-se então um ciclo de degradação e racismo contra Saartjes.

Confira a programação completa em
http://www.museudacomunicacao.rs.gov.br/site/programacao/ciclos-de-cinema/

Texto: Asscom Sedac
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul