Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto na Cruzeiro forma quarta turma em programa que ajuda jovens vulneráveis

Publicação:

Programa do Estado oferece qualificação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade
Programa do Estado oferece qualificação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade - Foto: Divulgação/POD

Cinquenta e sete jovens de Porto Alegre, integrantes da quarta turma do Centro da Juventude Cruzeiro, do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), receberam os seus certificados de conclusão de cursos profissionalizantes nesta quarta-feira (20).

“Eu não tinha nem ideia do que ia fazer da vida. Eu queria cursar administração, mas achava que não levava jeito, porque não ia muito bem em matemática. Foi graças ao CJ que descobri que sei fazer alguma coisa. Quero estudar administração e no futuro ser administradora”, afirmou a nova auxiliar administrativa Larissa Batista da Rosa, de 20 anos.

Além de Larissa, outros seis jovens concluíram o curso de auxiliar administrativo. Também se formaram 22 jovens em barbearia e embelezamento, nove em culinária, quatro em informática básica, nove em fotografia e seis no curso de garçom e garçonete.

Secretário Catarina Paladini prestigiou formatura de 57 jovens
Secretário Catarina Paladini prestigiou formatura de 57 jovens - Foto: Divulgação/POD

A cerimônia reuniu familiares e amigos dos formandos. O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, participou da solenidade com representantes do Departamento de Políticas para a Juventude e do Escritório de Projetos.

Para Catarina, que iniciou a vida pública no voluntariado, os CJs são fundamentais para o futuro de jovens em situação de vulnerabilidade e para o desenvolvimento do Estado. “É louvável termos um programa que cria oportunidades para essa juventude, ainda mais neste momento de crise, tão complicado, pelo qual passa o nosso país. O POD constrói um novo horizonte para uma parcela importante da população, que historicamente ficou de lado dos processos de integração”, destacou o secretário. “E o sucesso desses jovens, que retribuem o que estão recebendo aqui em serviços para a comunidade, a dedicação deles, é o que nos estimula”, completou.

O secretário lembrou a importância da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com as entidades parceiras, como a Central Única das Favelas (Cufa-RS), que faz a gestão do CJ Cruzeiro. A coordenadora institucional da Cufa no Rio Grande do Sul, Ivanete Pereira, também agradeceu a confiança do governo. Ela ressaltou que os jovens merecem esse investimento, mas também cobrou que eles se dediquem e tenham foco no futuro.

CJ Cruzeiro

Com essa quarta turma, o Centro da Juventude Cruzeiro já formou 363 jovens em cursos profissionalizantes e mais de 600 concluíram oficinas de artes, cultura, cidadania, esportes e lazer. O CJ integra o POD e iniciou os atendimentos no dia 10 de outubro de 2017. Conta com 230 jovens participando dos cursos, oficinas e atividades.

O espaço oferece cursos de qualificação profissional de barbearia e embelezamento, culinária, garçom e garçonete, auxiliar administrativo, informática e fotografia. Também tem EJA, orientação profissional, reforço escolar em matemática aplicada, redação, português e oficinas de empreendedorismo, música, jiu-jitsu, teatro, meditação, dança, cidadania e esportes.

A Cufa-RS é a parceira do Estado na gestão do Centro da Juventude Cruzeiro.

Texto: Melina Fernandes/POD
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul