Autorizado início da reforma e ampliação da Escola Margarida Pardelhas, em Cruz Alta

Pardelhas
Investimento do governo estadual é de mais de R$ 18,6 milhões, por meio do programa Lição de Casa - Foto: Divulgação SOP

Aguardada há mais de uma década, a obra na Escola Estadual de Ensino Básico Margarida Pardelhas, em Cruz Alta, começará na próxima semana. O início dos trabalhos foi autorizado pela Secretaria de Obras Públicas (SOP), e a empresa tem cinco dias para iniciar a mobilização, com a instalação de canteiro e as primeiras atividades. O investimento, por meio do programa Lição de Casa, coordenado pelas secretarias de Obras Públicas e da Educação, é de mais de R$ 18,6 milhões.

A reforma reflete o novo momento do Estado, que pode voltar a fazer investimentos, depois de organizar as contas públicas. “A educação ganha com essa obra que entregará uma escola acolhedora e moderna, capaz de formar cidadãos para o futuro. Qualificar a educação é um compromisso do governo, que, após um longo período, está com as contas em dia e pode qualificar o atendimento em áreas tão importantes como a educação, investindo na melhoria da Rede Estadual”, afirmou a secretária de Obras Públicas em exercício, Zilá Breitenbach.

“O início dos trabalhos será uma alegria imensa para a comunidade escolar. Ela merece, esperou muito”, destacou a diretora da escola, Viviane dos Reis Knachaka. “Em nome da escola eu digo: só por esse início, a emoção já é grande”, comemorou.

A recuperação da estrutura atual e a construção de um novo prédio serão executados pela empresa Valdeci Stiler & Cia. Ltda. A fiscalização ficará a cargo da 9ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Cruz Alta. Os trabalhos têm duração prevista de 540 dias. Serão mais de 8 mil metros quadrados de intervenções, sendo 1,6 mil metros quadrados referentes à nova construção.

Atualmente, a escola funciona em um prédio alugado e atende a 790 alunos. Com a reforma e ampliação, será possível atender a 2,4 mil estudantes. "Teremos uma infraestrutura que garantirá uma educação fortalecida pela qualidade. Já somos destaque nos índices das avaliações externas”, complementou Viviane, que afirmou haver muita procura por vagas na instituição.

Quando as obras estiverem prontas, os alunos, professores e funcionários retornarão à Avenida Venâncio Aires, 768, Bairro Centro. A Margarida Pardelhas foi considerada a maior escola de Educação Básica do município, chegando a atender a 1,2 mil alunos.

Sobre o Lição de Casa

O programa Lição de Casa prevê investimentos de R$ 101,04 milhões para a qualificação da infraestrutura das instituições de ensino e a reformulação do ambiente escolar na rede estadual.

Texto: Ariel Engster/Ascom SOP
Edição: Camila Cargnelutti/Secom