Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Central de Regulação de Leitos é ampliada e modernizada

Publicação:

A Central Estadual de Regulação de Leitos Hospitalares passa por ações de melhoria. Criadado em 2008, o departamento teve bons resultados no ano passado, quando conseguiu resolver mais de 90% das solicitações recebidas para internações em Unidade de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatal, pediátrica e adulto. A expectativa para 2010 é melhorar ainda mais esses índices já que, além da nomeação de novos profissionais, a sede do órgão está em obras de duplicação, e o sistema informatizado de regulação está sendo difundido a mais hospitais.

As obras de ampliação da Central se iniciaram no final de 2009, com previsão de término para o segundo semestre deste ano. A ampliação da área física, assim como a nomeação de mais 15 médicos reguladores, permitirá a implantação da regulação ambulatorial do acesso às consultas especializadas e procedimentos diagnósticos realizados por serviços sob gestão estadual. Esta medida significará um grande avanço na atenção de média e alta complexidade à saúde.

O Rio Grande do Sul, de acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), conta com 1.582 leitos de UTI (980 adulto, 219 infantil, 376 neonatal e sete de queimados) em 78 hospitais. A Central recebe demanda dos solicitantes (hospitais e unidades de saúde com atendimento 24 horas) de todo o Estado.

Em 2009, o total de casos de UTI Neonatal recebidos foi de 2.503, com percentual de resolução de 97,7%. As solicitações de leito em UTI pediátrica
tiveram no mesmo período 998 casos, com índice de resolução em 97,5%. A regulação do acesso aos leitos de UTI adulto registram 3.741 solicitações em 2009, com percentual de resolução de 90%.

Os bons números registrados pela Central são frutos do constante trabalho de qualificação e modernização do setor. Podem ser destacados a elaboração e utilização de Protocolos de Regulação, o Mapeamento Analítico de Leitos de UTI, o Monitoramento de Resultados segundo indicadores de desempenho e a Teleconsultoria através da equipe da Central Estadual de Regulação. Além disto, está em fase de implantação do sistema informatizado de regulação - AGHOS, já utilizado na Central de Regulação Estadual e em cinco hospitais sob gestão estadual. A previsão é de que 48 hospitais nesta condição utilizem o sistema até o final do primeiro semestre.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul