Centésima obra concluída pelo programa Lição de Casa é na Escola Edson Figueiredo, em Santa Maria

Foto do ginásio da escola Edson Figueiredo, com destaque para o piso da quadra.
Com investimento de R$ 83.500,72, foram reformados o piso da quadra e a cobertura do ginásio da instituição - Foto: Giselle da Costa Souto/SOP

A reforma do piso da quadra e da cobertura do ginásio da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Edson Figueiredo, em Santa Maria, é a centésima obra concluída pelo programa Lição de Casa. Lançado em junho, o programa prevê a execução de 279 obras em 254 escolas até o fim deste ano. Ao todo, serão destinados R$ 101,04 milhões para qualificar a infraestrutura das instituições de ensino e reformular o ambiente escolar na rede estadual.

Na Edson Figueiredo, foram aplicados R$ 83.500,72 para os trabalhos, entregues na terça-feira (3/10). Antes da recuperação promovida pelo governo do Estado, o telhado e o piso do ginásio estavam comprometidos devido a infiltrações e goteiras. Executada pela Lira Construções e Locações de Máquinas, a obra foi fiscalizada pela 8ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Santa Maria. Com 451 alunos, a escola fica na Rua Irmão Donato, 95, bairro Nossa Senhora de Lourdes.

“O governo do Estado tem como prioridade a educação. Melhorar a qualidade do ensino envolve também o ambiente escolar. Trabalhamos de forma intensiva, agilizamos processos internos, em ações integradas com a Secretaria da Educação, para dar mais velocidade às entregas e solucionar eventuais entraves que surjam pelo caminho”, disse a secretária de Obras Públicas, Izabel Matte. “Temos ‘pressa’ para entregar escolas melhores às nossas comunidades, que merecem estruturas mais qualificadas para o desenvolvimento dos alunos.”

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, destacou a importante parceria com a secretaria de Obras Públicas e com outras pastas do governo, que possibilitam a qualificação da infraestrutura das escolas com agilidade e transparência. “É um momento de comemoração essa centésima obra. Ações grandiosas que deixarão um legado de recuperação dos prédios públicos e de reestruturação da educação do Estado”, completou.

Em maio, o governo havia reconstruído o muro da escola Edson Figueiredo e reformado a calçada da instituição de ensino, cujos investimentos foram de R$ 54.738,29. Os serviços foram executados pela Metrum Construções.

Investimentos em Santa Maria

Santa Maria é o município com maior número de obras concluídas pelo Lição de Casa, totalizando dez até outubro. Nelas, já foram investidos R$ 1.529.259,29, beneficiando 4.465 alunos das escolas Professora Edna May Cardoso, Tancredo Neves, General Edson Figueiredo, Marechal Rondon, Marieta D'Ambrósio, Cilon Rosa e Olavo Bilac. Em seguida, aparecem Palmeira das Missões, com nove, e São Borja, com quatro.

Sobre o Lição de Casa

Em quatro meses do Lição de Casa já foram aplicados R$ 65,5 milhões, atendendo a 64.633 mil alunos. As obras concluídas somam investimentos de mais de R$ 25 milhões e contemplam mais de 33,9 mil alunos da rede estadual. O programa Lição de Casa é coordenado pelas secretarias de Obras Públicas e da Educação.

Texto: Ariel Engster e Eliane Iensen/Ascom SOP
Edição: Camila Cargnelutti/Secom