Investimento em tecnologia vai proteger túneis verdes nas ruas da capital
Publicação:

A Companhia Estadual de Energia elétrica (CEEE) está investindo R$ 1,5 milhão na instalação de novas tecnologias nas redes elétricas de 65 ruas de Porto Alegre, consideradas túneis verdes. A ação, que busca preservar o meio ambiente, está prevista para ocorrer até novembro de 2019 e prevê a adoção de diferentes soluções para mitigar o conflito entre vegetação e rede de distribuição.
O objetivo da iniciativa, que é uma parceria com a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, é a execução de ações na rede elétrica sobreposta aos chamados túneis verdes, reconhecidos por leis e decretos municipais como conjuntos arbóreos significativos na paisagem da capital.
Entre as ações adotadas, serão efetuados manejos nas vegetações e substituição das redes de baixa tensão por cabos isolados. A medida, além de evitar interrupções no fornecimento de energia devido ao contato dos galhos na rede, permite uma maior preservação da arborização.
Além disso, serão instalados cabos protegidos e cobertura protetora nas redes de média tensão. Essa cobertura será utilizada pela primeira vez e será instalada em trechos dos alimentadores que possuem contato eventual da vegetação com a rede elétrica, contemplando as ruas Mariante e Luzitana, entre outras.
As medidas são importantes para a segurança da população e aumento da confiabilidade do sistema elétrico, uma vez que reduz interrupções de energia.
Texto: Ascom CEEE
Edição: Gonçalo Valduga/Secom