Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CCMQ apresenta recital de pianista e barítono nesta sexta-feira

Publicação:

O Projeto Universidades (Porto Cultural) e a Discoteca Pública Natho Henn apresentam recital com Vera Vianna (piano) e Luciano Simões (barítono), sexta-feira (5), às 19 horas, na Sala Luís Cosme, na Casa de Cultura Mario Quintana, com entrada franca. O
CCMQ apresenta recital de pianista e barítono nesta sexta-feira

O Projeto Universidades (Porto Cultural) e a Discoteca Pública Natho Henn apresentam recital com Vera Vianna (piano) e Luciano Simões (barítono), sexta-feira (5), às 19 horas, na Sala Luís Cosme, na Casa de Cultura Mario Quintana, com entrada franca. O programa terá participação de alunos do Festival Internacional de Inverno da Universidade de Santa Maria.

Vera Vianna tem graduação em música, Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria e Bacharelado em Música - piano pela Wesleyan College (Geórgia, EUA). Realizou mestrado em Piano Performance na University of Tennessee (EUA) e doutorado em Pedagogia do Piano com concentração em Música Latino-americana na Catholic University of Amercia (Washington, EUA).

Formou, juntamente com seus colegas Yara Vieira (violino) e Guilherme Garbosa (clarinete) o Trio Uirapuru. Tem desenvolvido atividade como solista e camerista, havendo se apresentado em várias cidades do interior do RS, Argentina e Uruguai. Desde 1992 é professora do Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria.

O barítono Luciano Simões tem se dedicado à interpretação da canção de câmara brasileira, havendo se tornado um dos maiores especialistas na obra vocal de Edmundo Villani-Côrtes. Estudou com renomados cantores no Brasil e nos EUA, incluindo a mezzo-soprano Patrícia Green, o tenor do MET Richard Fracker, Martha Herr, Sofia Mukhametova, Lenice Prioli e Carmo Barbosa. Estudou regência coral com Charles Smith, David Rayl, Abel Rocha e Vítor Gabriel.

Também foi solista junto à MSU Symphony Orchestra, Orquestra Filarmonia, Coro da OSESP e Banda Sinfônica de Diadema. Já trabalhou com nomes como Marluí Miranda e Ricardo Kanji, tendo participado de premiados CDs com ambos artistas. Entre seus papéis em óperas, destacam-se o Conde Almaviva (As Bodas de Fígaro), Guglielmo (Cosí Fan Tutte), Sam (Trouble in Tahiti) e Schaunard (La Bohème). É professor do Festival Nacional de Canto de Piracicaba e Águas de São Pedro, SP, e canto do Instituto de Artes da UNICAMP..

PROGRAMA

Ralph Vaughan William (1872-1958)
Silent Noon (D.G. Rossetti)
The Call (George Herbert)
Youth and Love (R. L. Stevenson)

Ned Rorem (1923-)
Early in the Morning (Robert Hillyer)
As Adam Early in the Morning (Walt Whitman)

Lori Laitman (1955-)
Nightfall (Sara Teasdale)
The Mistery (Sara Teasdale)

William Bolcom (1938-)
George ( Arnold Weinstein)
Song of Black Max (Arnold Weinstein)

Ronaldo Miranda (1948-)
Retrato (Cecília Meireles)
Cantares (Walter Mariani)

Edmundo Villani-Côrtes (1930-)
Rua Aurora (Mário de Andrade)
Valsinha de Roda (Edmundo Villani-Côrtes)
Alma Minha (Luiz Vaz de Camões)

Jaime Ovalle (1894-1955)
Azulão (Manuel Bandeira)

Hekel Tavares (1896-1969)
Azulão (Luiz Peixoto)

Texto: Lúcia Karam
Fotos: Divulgação CCMQ
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul