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Casco do navio que será convertido na P-58 atraca em Rio Grande

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O casco do navio MT Welsh Venture, que será convertido na plataforma P-58 da Petrobras, já está no Porto Novo de Rio Grande. O navio veio de Cingapura, onde foi realizada a adequação do casco, no dia 20 de setembro, e aguardava desde então a aprovação
Casco do navio que será convertido na P-58 atraca em Rio Grande

O casco do navio MT Welsh Venture, que será convertido na plataforma P-58 da Petrobras, já está no Porto Novo de Rio Grande. O navio veio de Cingapura, onde foi realizada a adequação do casco, no dia 20 de setembro, e aguardava desde então a aprovação dos procedimentos necessários para atracação. O navio viajou por propulsão própria e está ancorado ao largo da entrada do canal do Porto. Devido ao tamanho da embarcação, será necessária a realização de uma manobra especial para entrada no porto, supervisionada pela Capitania dos Portos.

A previsão é que às 14h desta terça-feira (11) ele atraque no canteiro da ponta sul do porto, para que seja executados os serviços da Petrobras 58 (P-58), por parte da empresa contratada Queiroz Galvão.  Além da conversão do casco, será realizada a integração dos módulos construídos nos municípios fluminenses de Niterói e Itaguaí.

Após a conclusão, a P-58 será instalada no Campo de Baleia Azul, no estado do Espírito Santo, a cerca de 78 quilômetros da costa, em águas com profundidade de 1.400 metros. Unidade flutuante do tipo FPSO (Floating Production, Storage and Offloading, no original em inglês), a plataforma será capaz de produzir, processar, armazenar e escoar petróleo, com capacidade de produção de 180 mil barris de óleo/dia, de compressão de 6 milhões de metros cúbicos de gás/dia, de injeção de água de 350 mil barris/dia e de acomodações para 110 pessoas.

O término dos serviços em Rio Grande e a saída do Porto Novo estão previstos para junho de 2013. No total, o investimento na construção da P-58 está orçado em US$ 1,34 bilhões, com elevado índice de aplicação nacional devido à realização da construção dos módulos, conversão do casco, e integração serem executadas no Brasil.


Texto e foto: Lorena Barros Garibaldi
Edição: redação Secom - fone (51) 3210-4305

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