Capes e UFRGS apresentam a Tarso projeto de tecnologias de baixo impacto ambiental
Publicação:

O governador Tarso Genro recebeu, na manhã desta segunda-feira (09), o projeto para criação do Laboratório Nacional para Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis e Química Verde (Latecs). O objetivo é criar uma plataforma de referência internacional para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de baixo impacto ambiental. A proposta, apresentada pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, e pelo professor da UFRGS Jairton Dupont, atende a uma demanda por inovação em atividades tecnológicas.
O secretário estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, destaca que a instalação desse novo espaço representa um marco importante para o desenvolvimento do Estado. O local vai reunir uma série de atividades que tem impacto direto na popularização da ciência. Rompe com nosso complexo de vira-lata ao tratar a ciência também como forma de acesso social, completa Prodanov.
Os recursos para obra serão oriundos da União, através do Ministério da Ciência e Tecnologia. Em contrapartida, cabe ao Governo do Estado doar o terreno onde será construído o laboratório. Entre as metas está abrigar, em 3 anos, mais de 150 profissionais na área da pesquisa, além de criar um Centro de Convenções, que será doado para o Estado.
O governador Tarso Genro prometeu examinar o assunto e pediu o detalhamento do projeto. Vamos trabalhar para definir a articulação. A doação do terreno, por exemplo, precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa, ressaltou.
Texto: Roberta Pinto
Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305