Capacidade de abastecimento de água em Canela e Gramado aumenta 30%
Publicação:

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) concluiu na quarta-feira (24/4) a etapa final da interligação da nova adutora de água bruta responsável pelo aumento da capacidade de abastecimento nos municípios de Canela e de Gramado.
Com a execução do trabalho, realizado desde as 7h no ponto de captação da Corsan em São Francisco de Paula, os municípios, que têm o sistema integrado, contarão com mais 30% de vazão da água, ampliando a capacidade de produção de 230 litros para cerca de 300 litros por segundo. O investimento nesta obra chega a R$ 1,3 milhão.
A Corsan vem implantando uma série de ações para garantir um abastecimento de água ainda mais adequado para as duas cidades, que costumam apresentar picos elevados de consumo e necessidade de maior capacidade de distribuição de água nos períodos de grande circulação de turistas, como no Natal e na Páscoa.
Entre essas ações, destaca-se o novo reservatório de 3 mil m³ na Aldeia do Papai Noel, que já garantiu mais 20% de capacidade de distribuição de água.
Também foram realizadas melhorias operacionais no sistema e a instalação do Centro de Controle Operacional, que permite o acompanhamento do sistema online, agilizando os atendimentos. Estão previstas ainda obras no sistema de esgotamento sanitário que contemplam, entre outras iniciativas, duas estações de tratamento pré-fabricadas.
Texto: Ascom / Corsan
Edição: Secom