Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campanha pelo fim da violência contra a mulher emociona servidores do CAFF

Publicação:

Há momentos em que sua atitude faz a diferença. Lei Maria da Penha. Comprometa-se! Com esse slogan, integrando a campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher (CEM), a
Campanha pelo fim da violência contra a mulher emociona servidores do CAFF

Há momentos em que sua atitude faz a diferença. Lei Maria da Penha. Comprometa-se! Com esse slogan, integrando a campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher (CEM), a Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH) realizou, nesta segunda-feira (1º), no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), um evento que abordou o tema reunindo orientação psicológica e jurídica. Momentos de emoção também marcaram o encontro, que reuniu dezenas de servidores.

Durante a palestra dos advogados André Meira e Alexandre Simões Pires sobre a Lei Maria da Penha, o público foi instigado a pensar se teriam coragem de assumir e denunciar caso fossem vítimas. Na maioria das vezes o que falta é a iniciativa da denúncia e o interesse em dar seguimento ao processo criminal, disse Meira. Uma funcionária do CAFF arrancou aplausos da platéia ao pedir a palavra e dizer Eu já fui agredida e dei parte do agressor na Polícia.

Os participantes, mulheres e homens que trabalham no CAFF, receberam orientações para que as famílias eduquem as crianças A violência contra a mulher é uma questão social, mas, acima de tudo, cultural, afirmou a psicóloga Maria Fernanda Hennermann.

Após as exposições dos temas foi exibido o documentário Canto de Cicatriz, que aborda a violência sexual contra meninas, com direção, roteiro e montagem da jornalista Laís Chaffe, servidora da SARH.

A coordenadora Estadual da Mulher, Maria Helena Gonzalez, encerrou o evento elogiando a iniciativa da SARH e dos seus apoiadores. É esse nosso objetivo, divulgar a informação. Por isso montamos uma programação tão intensa e convidamos a todos para que se engajem a esta campanha, convidou Maria Helena. A ação contou com o apoio da Servicoop e da Clínica Vitale do Saúde PAS.

No Brasil a campanha começou no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, representando a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras, e vai até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul