Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campanha Doar é Viver faz cadastro para doadores de sangue em Caxias do Sul

Publicação:

card campanha Doar é Viver
-

Estão abertas as inscrições para o cadastro de doadores de sangue de Caxias do Sul que queiram participar da Campanha Doar é Viver no dia 30 de junho. As inscrições são feitas no site da campanha (www.oteliodrebes.com.br/doareviver), a partir desta quinta-feira (24/6). O objetivo é incentivar a doação de sangue com data marcada, para garantia da reposição dos estoques em toda a rede pública de hemocentros do Rio Grande do Sul (Hemorrede). O Hemocentro de Caxias do Sul atende a 49 hospitais da Região da Serra e tem recebido, em média, 30 doações por dia, mas seriam necessárias 70.

A campanha Doar é Viver é uma parceria entre a Secretaria da Saúde (SES), por meio do Departamento Estadual de Sangue e Hemoriderivados (DESH), e a empresa Otelio Consultoria. Foi lançada em 12 de junho e já realizou a mesma ação nos dias 18 e 21 no Hemocentro de Porto Alegre.

Conforme a coordenadora de captação do Hemocentro do Estado (Hemorgs), Gesiane Ferreira Almansa, os estoques de sangue estão críticos em todas as regiões do Estado. “Como atendemos a muitos hospitais, temos dificuldade de suprir a demanda por hemocomponentes, por causa da baixa oferta de candidatos à doação”, completa.

Sementes da árvore Moringa, representando a Árvore da Vida (simbologia bíblica para fecundidade e imortalidade), são entregues aos doadores participantes, em agradecimento à solidariedade e consciência de que a doação salva vidas.

Depois de Caxias do Sul, a programação prevista é a seguinte:

• 7/7 – Alegrete
• 14/7 – Pelotas
• 21/7 – Cruz Alta
• 28/7 – Santa Maria
• 4/8 – Santa Rosa
• 11/8 – Passo Fundo

O atendimento é feito com todo o cuidado e segurança, seguindo os protocolos sanitários na prevenção ao coronavírus e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos sanitários competentes.

• Doadores podem solicitar avaliação da possibilidade de transporte para efetivar a doação. Mais informações: Whatsapp (51) 99699-1852.

• Mais informações sobre doação de sangue em saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue.

• Clique aqui e acesse o site da campanha Doar é Viver.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul