Cacequi passa a contar com atendimento do Samu 192 para urgências e emergências
Publicação:

Uma nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) começou a funcionar no início deste mês em Cacequi. Com 12 mil habitantes, esse é o 161º gaúcho a ter o socorro médico em casos de urgência e emergência. O Samu é um serviço gratuito ao cidadão, que funciona 24 horas, sete dias por semana, disponível pelo telefone 192.
Desde o dia 1º, está em operação na cidade da região Centro-Oeste uma Unidade de Suporte Básico, tripulada por um condutor-socorrista e por um técnico em enfermagem. A viatura é aparelhada com equipamentos de imobilizações para vítimas de trauma (pranchas e colares cervicais), oximetria de pulso, ressuscitador manual adulto e infantil, entre outros. A base de Cacequi conta com uma equipe formada por dez técnicos de enfermagem e condutores, além de um enfermeiro responsável técnico.
A partir do início das atividades, o município pode solicitar ao Ministério da Saúde a habilitação do serviço, que significa a autorização e liberação dos cofinanciamentos estadual e federal. Unidades de Suporte Básico recebem do Estado um valor de R$ 10,2 mil mensais e outros R$ 13,1 mil do Ministério da Saúde. Após a habilitação, a secretaria de saúde do município pode solicitar uma qualificação, que se trata de um aumento nos repasses mediante a comprovação de itens sobre a estrutura da base, identificação visual e cumprimentos das normas. Com isso, o somatório das verbas estadual e federal que a cidade pode vir a receber chega a R$ 32,8 mil.
Estrutura do Samu no RS
As 161 bases do Samu no RS atendem hoje um total de 287 municípios, cobrindo uma população de aproximadamente 10,3 milhões de habitantes, ou 91,2% da população gaúcha. Assim como a viatura de Cacequi, há outras 186 Unidades de Suporte Básico em funcionamento no Estado. Além dessas, ainda existem 35 ambulâncias de Suporte Avançado, que também são chamadas de UTI móveis. Esse tipo de viatura tem na equipe um médico e é capaz de atender casos mais graves, como os procedimentos invasivos. A rede tem também 17 motolâncias, viaturas individuais que permitem uma maior agilidade, principalmente em cidades de maior trânsito.
O Samu
O atendimento do Samu começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias, quando necessário.
Saiba quando chamar o Samu
– Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
– Intoxicação exógena e envenenamento;
– Queimaduras graves;
– Na ocorrência de maus-tratos;
– Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
– Em tentativas de suicídio;
– Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
– Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
– Afogamentos;
– Choque elétrico;
– Acidentes com produtos perigosos;
– Suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala e perda de força em um lado do corpo são sintomas comuns);
– Agressão por arma de fogo ou arma branca;
– Soterramento ou desabamento;
– Crises convulsivas;
– Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
– Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
Dicas para quem ligar para o Samu 192
– Em caso de acidente, verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa às ferragens;
– Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
– Sinalize as vias com galhos de árvore e triângulo de sinalização;
– Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;
– Não dê água aos acidentados.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom