Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Avicultura do Rio Grande do Sul comemora 51 anos de atividades

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 26.08.2016: O vice-governador, José Paulo Cairoli, participou, nesta sexta-feira (26), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, da solenidade de lançamento do Dia Estadual da Avicultura. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
No evento, os produtores avícolas do estado celebraram a data, doando para entidades assistenciais mil dúzias de ovos, mil - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Integrantes da Associação Gaúcha da Avicultura (Asgav), produtores e empresários do setor comemoraram os 51 anos de fundação da entidade no Palácio Piratini nesta sexta-feira (26). No evento, os produtores avícolas do estado celebraram a data, doando para entidades assistenciais mil dúzias de ovos, mil quilos de frango e mil livros de atividades infantis. 

A cerimônia alusiva ao Dia Estadual do Frango e do Ovo e também de comemoração de fundação da Asgav teve a participação do vice-governador José Paulo Cairoli. Cairoli saudou os participantes e destacou que "apesar do momento, temos que celebrar o que dá certo e focar nas atividades de sucesso, caso da produção avícola do Rio Grande do Sul, que tanto dividendos nos proporciona". O vice-governador citou ainda que recentemente o governador José Ivo Sartori isentou a importação de milho, para favorecer a atividade dos avicultores no estado. 

O presidente da Associação Gaúcha de Avicultura, Nestor Freiberger, destacou a importância da atividade dos avicultores na economia gaúcha. "A produção da avicultura proporciona 44 mil empregos diretos, mais 900 mil indiretos e está presente em 242 municípios", afirmou. Conforme Freiberger, o RS é o terceiro maior produtor de carne de frango do Brasil, chegando a um total de 1,8 milhão de toneladas. Também é o terceiro maior exportador e, somente em 2015, foram enviadas para outros países 746 toneladas de carne de frango e exportados 5,3 milhões de ovos. Disse ainda que hoje um dos principais problemas enfrentados pelos produtores é o abastecimento de milho. 

A celebração concentrou datas especiais para a avicultura do Rio Grande do Sul: o Dia Estadual do Frango, que é comemorado na segunda sexta-feira do mês de agosto e o Dia Estadual do Frango, no dia 21, data de fundação da Associação Gaúcha da Avicultura (Asgav), além de, no dia 28, ser comemorado o Dia Nacional da Avicultura. Ao invés de comemorar as datas separadamente, os integrantes e associados da entidade resolveram concentrar as datas festivas no dia de hoje. 

"Nada mais justo que esta celebração", enfatizou o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. "A avicultura representa um importante setor de nossa economia e, a cada dia, cresce mais, contribuindo para diminuir a demanda de alimentos que é cada vez maior no mundo, com a expansão do setor no Rio Grande do Sul".

Além dos produtores, associados e representantes do setor, estiveram presentes ao evento a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Pólo; o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto; o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra; o deputado Sérgio Turra, autor da Lei 298/2015, que criou o Dia Estadual do Frango e do Ovo, além de demais autoridades ligadas ao setor da avicultura.

Texto: Margareth de Paula
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul