Atletas de países nórdicos são maioria em Mundial Master de Orientação no Estado
Publicação:
O Mundial Master de Orientação (World Masters Orienteering Championships - WMOC) 2014 reunirá atletas de mais de 38 países em Canela, São Francisco de Paula e Porto Alegre. A Orientação é uma moderna modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. Dos dias 1º a 8 de novembro, mais de 1,5 mil homens e mulheres estarão reunidos no Rio Grande do Sul para a competição inédita na América Latina. Os estrangeiros serão maioria na competição, com predominância dos atletas dos países nórdicos.
A Suécia possui a delegação com maior número de inscritos: 422. O Brasil vem na segunda colocação com 280 atletas. O terceiro posto fica com a Finlândia, que trará 202 atletas, seguida da Noruega, com 199. Rússia, Suíça, Dinamarca, Estônia, Grã- Bretanha e Alemanha aparecem também com significativa participação. A categoria Master é destinada a competidores com idade entre 35 e 96 anos. Interessados entre 12 e 21 anos poderão participar de forma aberta, porém sem premiação.
Regras
O regulamento da competição determina que o praticante deve passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível com o auxílio de um mapa e de uma bússola. Surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com o propósito de realizar-se uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do praticante ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental.
O Mundial Master de Orientação é uma realização da International Orienteering Federation (IOF) e da Confederação Brasileira de Orientação (CBO). O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e do Lazer (SEL), das prefeituras de Canela, de São Francisco de Paula e de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, do Comando Militar do Sul e da Força Aérea Brasileira. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) é patrocinadora do campeonato.
Texto: Ana Cristina Rosa
Edição: Redação Secom