Artista plástico cria grafite em homenagem ao CAFF
Publicação:
A convite da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH), o artista plástico Leopoldo Constanzo Filho criou um grafite, na última semana, em homenagem ao Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). A ação integra as comemorações dos 25 anos da inauguração do prédio.
A edificação é considerada referência da arquitetura modernista no País e no Estado. O objetivo da atividade foi revitalizar um dos espaços que fazem parte do complexo para criar um ambiente mais bonito e acolhedor.
Segundo o autor, a arte gráfica teve inspiração no trabalho comunitário, ilustrado pela formiga, que representa os servidores e servidoras estaduais. O artista procurou mostrar a importância do CAFF para a arquitetura nacional, por meio da pintura de uma índia, finalizada com o desenho do prédio de 21 andares.
Por ser filho de um dos arquitetos responsáveis pelo projeto do CAFF, Constanzo Filho considera a ação de extrema importância pessoal. É uma continuidade do trabalho que foi iniciado nos anos 70. É legal poder unir o antigo com uma linguagem mais atual. O grafite vem ganhando forças e quebrando preconceitos. Realizamos esse trabalho pelas ruas, pois é uma maneira de nos comunicarmos com a cidade, comentou.
De pai para filho
Há 25 anos, cinco arquitetos trabalharam no projeto do CAFF e acompanharam a execução das obras. Entre eles estava Leopoldo Constanzo, pai do artista plástico e também arquiteto responsável pela arte gráfica. Formado em 2006, pela Uniritter, em Porto Alegre, Leopoldo Constanzo Filho também trabalha com design gráfico, tipografia e ilustração. Em 2007 estudou no Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunya (IAAC) em Barcelona, quando retornou a Porto Alegre participou da fundação do estúdio Unidade Criação e em 2009 decidiu fundar o estúdio Orgânika Criação.
Texto: Rodrigo Machado
Edição: Redação Secom (51) 310-305