Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Apesar de enchente histórica, RS mantém liderança em inovação e eficiência de máquina pública no Brasil

Este é o terceiro ano consecutivo, e a quinta vez na série histórica, que o Estado ocupa a primeira colocação em eficiência

Publicação:

Na premiação realizada em Brasilía, Leite ressaltou trabalho dos últimos anos
Na premiação realizada em Brasília, Leite ressaltou trabalho dos últimos anos - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O Rio Grande do Sul segue na liderança nacional em inovação e eficiência da máquina pública, segundo a edição 2025 do Ranking de Competitividade dos Estados, publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento também apontou avanços em sustentabilidade ambiental e potencial de mercado do RS.

Este é o terceiro ano consecutivo, e a quinta vez na série histórica, que o Estado ocupa a primeira colocação em eficiência da máquina pública, resultado que reforça a solidez institucional e a qualidade da gestão implementada nos últimos anos. Os números foram alcançados mesmo após o impacto das enchentes do ano passado.

"Esses resultados são fruto do trabalho sério e consistente que temos conduzido, com políticas voltadas para gestão responsável, inovação e modernização. Ao mesmo tempo, enfrentamos desafios em áreas como infraestrutura e solidez fiscal, muito impactadas pelas enchentes históricas de 2024, que trouxe efeitos profundos para a economia e para as contas públicas. Mas estamos respondendo com um planejamento robusto, o Plano Rio Grande, em plena execução para ampliar a resiliência do Estado, acelerar o crescimento e proteger a todos os gaúchos", enfatizou o governador Eduardo Leite. "O Rio Grande do Sul tem mostrado resiliência e capacidade de liderança. Vamos seguir firmes, transformando nossos desafios em oportunidades para construir um futuro melhor para todos os gaúchos."

Na área de inovação, o RS mantém a liderança pelo segundo ano seguido, demonstrando um ambiente favorável ao desenvolvimento de novas tecnologias e soluções, com investimentos em pesquisa e formação de talentos.

O estudo registrou ainda a evolução do Estado em potencial de mercado, com uma alta de seis posições, chegando ao 12º lugar. O desempenho é atribuído ao dinamismo econômico, à capacidade de atrair investimentos e ao poder de consumo. Em sustentabilidade ambiental, o RS avançou para a 10ª posição, destacando o compromisso com a construção de um território mais resiliente, especialmente após as enchentes de 2024.

Na segurança pública, o Estado permaneceu em 3º lugar, refletindo os investimentos robustos realizados na área e a perspectiva de ampliação até 2026. As quedas nas taxas de criminalidade e no número absoluto de ocorrências registradas reforçam o caminho positivo.

Outros indicadores mantiveram estabilidade: a educação seguiu em 6º lugar, sustentando resultados consistentes de aprendizagem que receberam atenção especial nos últimos anos; e a sustentabilidade social permaneceu na 4ª posição, refletindo a constância na qualidade de vida da população.

Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul