Apenados da 5ª Região Penitenciária participam de aula preparatória para o vestibular da UCPel
A universidade irá oferecer bolsas integrais para cursos de graduação à distância
Publicação:

Na manhã desta quarta (15), 11 apenados do Presídio Regional de Pelotas e do monitoramento eletrônico da 5ª Região Penitenciária participaram de uma aula preparatória para o vestibular da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que será realizado nesta quinta (16) e na sexta (17). O evento faz parte de uma parceria com o Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja).
A aula, conduzida pela professora Ires Furtado, busca apoiar o processo de ingresso de pessoas privadas de liberdade no ensino superior. A UCPel irá disponibilizar bolsas de estudo integrais, na modalidade de ensino à distância (EAD), para os apenados. Isso é o que prevê o termo de cooperação firmado pela universidade com a antiga Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), atual Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O termo será oficializado em 3 de março.
O delegado adjunto da 5ª Região Penitenciária, Eduardo Araújo, agradeceu a parceria com a UCPel e reafirmou o compromisso de ampliar o acesso à educação para os apenados. “Estamos vivendo um momento histórico. É muito gratificante ver as pessoas privadas de liberdade tendo essa chance de realizar um curso superior e, assim, poderem construir um futuro melhor”, salientou. Ele também explicou que os apenados estudantes poderão ter acesso a toda estrutura acadêmica da universidade.
As opções de curso selecionadas foram nas áreas de Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial e Processos Gerenciais. Além disso, o acordo disponibilizará um programa de qualificação profissional para todos os servidores, com práticas de pesquisas e extensão.
Texto: Ascom Susepe
Edição: Secom