Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Alunos da região de Cruz Alta registram melhora no desempenho escolar

Publicação:

Os alunos das 44 escolas estaduais distribuídas por 11 cidades pertencentes a 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Cruz Alta, apresentaram uma melhora no desempenho verificado nos exames do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), realizado em 2008. A região da 9ª CRE havia ficado com as médias mais baixa do Estado na avaliação anterior. Durante a divulgação dos resultados do Saers 2008, na última segunda-feira, 27, foi verificado que a região obteve um crescimento médio de 5,7 pontos, considerando todos os índices apontados nas séries e áreas avaliadas.

No quadro de desempenho da 9ª CRE, os alunos da 2ª série do Ensino Fundamental atingiram 154,6 em Língua Portuguesa e 765,8 em Matemática. Na 5ª série do Fundamental, as médias ficaram em 198,7 e 210,1 pontos, no Português e Matemática, respectivamente. No 1º ano do Médio, foram registrados 243,3 em Português e 259,1 em Matemática.

A coordenadora da 9ª CRE, Mariodete Pinto, atribuiu à elevação no desempenho dos alunos ao calendário de atividades de formação pedagógica proposto pela Secretaria Estadual da Educação (SEC). Ela também relacionou a melhora às parcerias firmadas com instituições de ensino superior na região, visando à capacitação de professores.

Mariodete Pinto citou como exemplo do trabalho pedagógico articulado pela 9ª CRE, a cooperação técnica estabelecida com a Universidade de Cruz Alta (Unicruz) para realização de cursos, encontros e seminários. Procuramos orientar os professores da nossa região a partir de formações oferecidas pela SEC sobre o Saers. Os eventos realizados com a Unicruz também foram de grande valia, explicou.

RESULTADOS ANTERIORES

Em 2007, a 9ª CRE ficou na última colocação entre as 30 Coordenadorias Regionais. Os alunos da 2ª série do Fundamental haviam atingido 143,1 em Português e 748,1 em Matemática. Na 5ª série do Fundamental, as médias ficaram em 196,5 no Português e 199,4 na Matemática. No 1º ano do Médio, os estudantes obtiveram 229 em Português e 243,3 em Matemática.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul