Acesso a Faxinal do Soturno recebe serviços de terraplanagem
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No momento, o segmento de 2,3 quilômetros no acesso a Faxinal do Soturno recebe serviços de terraplanagem. “Essa rodovia possui o caráter de ligação regional, pois servirá de alternativa para as regiões do Planalto Central e Vales do Taquari e Jacuí, Região Metropolitana e porto de Rio Grande, além de contribuir com o deslocamento dos moradores dos municípios situados próximo à estrada”, afirma o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti.
Para os trabalhos nos 25,5km da estrada são investidos aproximadamente R$ 14 milhões pelo Programa de Acessos Municipais. Além da terraplanagem, ocorre a drenagem e pavimentação da rodovia. O prazo de execução contratual com a empresa Brasília Guaíba é de 24 meses. “Mas a intenção do Departamento é finalizar esse acesso municipal o mais breve possível”, garante Uberti.
Programa Acessos Municipais
O programa Acessos Municipais, executado pelo governo do Estado via Secretaria dos Transportes e do Daer, visa a pavimentação das rotas de chegada a comunidades do interior do Rio Grande do Sul, interligando-as com os principais corredores da malha pavimentada do estado. As obras em andamento são financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Desde janeiro de 2015, já foram concluídos nove acessos a municípios em diversas regiões. Outras 21 rodovias estão com obras em andamento e devem ser inauguradas no final deste ano e ao longo de 2018. Nesse mesmo período, já foram investidos R$ 170 milhões, financiados junto ao BNDES.
Acordo de Resultados
O programa Crema está entre as prioridades do Acordo de Resultados. Assinado por todas as secretarias e vinculadas, ele consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo e envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.
Essa rede de governança prioriza as demandas da população, para construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.
Texto: Ascom Daer
Edição: Léa Aragón/ Secom