Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ação do programa Sustentare recolhe óleo usado e eletrônicos em prédios públicos

Batizada de Ecopoint, iniciativa ocorre durante o mês de junho

Publicação:

Dois pontos de coleta do programa Sustentare, disponibilizados no hall de um prédio. Um é para óleo usado e eletrônicos; o outro, para coleta de tampinhas
Pontos estão espalhados por prédios públicos do governo estadual - Foto: Luís Dadalt/Ascom SPGG

Sete prédios de órgãos públicos do governo estadual, sediados em Porto Alegre, estão com pontos de coleta para o descarte de óleo de cozinha usado e eletrônicos durante o mês de junho. A ação, batizada de Ecopoint, recebe apoio do Programa Sustentare, gerido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Os ecopontos estão localizados no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na Secretaria da Educação (Seduc), no prédio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – que também abriga a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) –, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), na Fundação Theatro São Pedro, na Casa Civil e na Superintendência dos Serviços Penitenciário (Susepe).

“O ponto de coleta permite que colaboradores e visitantes descartem corretamente esses materiais, evitando a poluição do meio ambiente. O óleo de cozinha é encaminhado para a reciclagem, enquanto os eletrônicos são destinados para recondicionamento ou descarte adequado”, explica o coordenador do programa Sustentare, Dionatan Aristimunha.

Escolas estaduais pertencentes à 1ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Porto Alegre, também fazem parte do projeto. Ao todo, 156 instituições possuem ecopontos permanentes, somando mais de 65 mil alunos engajados. Nas escolas, o projeto é direcionado às ações socioassistencial e socioambiental.

A expectativa é expandir o Ecopoint para outras regiões do Estado, além de ampliar os pontos fixos. “Estamos fomentando órgãos externos que queiram aderir e implementar o projeto não somente em junho, e sim com pontos permanentes de descarte dos resíduos”, afirma Dionatan.

Onde descartar 

  • PGE/Daer: av. Borges de Medeiros, 1.555 - Centro Histórico (1º andar e hall de entrada da Escolinha de Educação Infantil);
  • Caff/SPGG: av. Borges de Medeiros, 1.501 - Centro Histórico (hall lateral);
  • Cete: rua Gonçalves Dias, 700 - Menino Deus (portão de entrada);
  • Seduc: av. Borges de Medeiros, 1.501 - Centro Histórico;
  • Fundação Theatro São Pedro: praça Mal. Deodoro, s/n - Centro Histórico, Porto (estacionamento);
  • Casa Civil (Palácio Piratini): praça Mal. Deodoro, s/n - Centro Histórico (acesso restrito);
  • Susepe: av. Sertório, 1988 - Bairro Anchieta (acesso restrito).

Órgãos do Estado que desejarem se cadastrar no projeto-piloto podem entrar em contato pelo número de Whatsapp (51) 998210465.

Sobre o programa 

Gerido pela SPGG, o Programa Sustentare foi criado em 2016 com o objetivo de destinar corretamente os ativos eletroeletrônicos dos órgãos públicos do Estado. A Procergs, representada pelo setor de Responsabilidade Socioambiental (RSA), gerencia os processos do programa, além de implementar melhorias na estrutura funcional, lógica e física.  

Texto: Karine Paixão/Ascom SPGG
Edição: Felipe Borges/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul