27ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência começa no sábado (21)

Dezenas de atividades on-line e presenciais serão realizadas por todo o RS

semana estadual pcd 2021
-

Entre 21 e 28 de agosto, ocorre no Rio Grande do Sul a 27ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. Com o tema “Novos caminhos: desafios para trilhar o futuro”, estarão à disposição do público seminários, palestras, rodas de conversa, jogos, lançamento de livros, exposições, feiras e drive-thru beneficente, entre outras atividades. A programação completa está no site da Faders Acessibilidade e Inclusão.

Criada pelas Leis 14.414/1995 e 13.320/2009, a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência ocorre anualmente com o objetivo de dar visibilidade aos conceitos de acessibilidade e inclusão, promovendo a conscientização da sociedade gaúcha sobre as potencialidades desse segmento social.

Enquanto órgão gestor estadual das políticas públicas para pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades no Estado, a Faders tem, entre suas prerrogativas, a coordenação da Semana da PcD, com a parceria de entidades representativas das pessoas com deficiência e órgãos públicos do Estado e municípios.

Além de consolidar a programação estadual, a Faders promoverá duas atividades. O Desafie-se, competição virtual que estimula a prática de atividades físicas, e o Drive-Thru Trajeto Solidário, que no dia 26 de agosto, em frente ao Palácio Piratini, receberá donativos que serão revertidos para três entidades de amparo a pessoas com deficiência.

A abertura oficial ocorrerá na terça-feira (24/8), às 10h, com a presença do governador Eduardo Leite e de algumas autoridades em solenidade a ser transmitida pelos canal do governo do Estado no YouTube e pela página no Facebook.

De acordo com o presidente da Faders, Marquinho Lang, há uma expectativa muito grande por parte das entidades de pessoas com deficiência em relação à Lei Gaúcha de Acessibilidade e Inclusão (Legai). “É um texto criado a muitas mãos, com ampla participação do segmento e que, sem dúvida, significa muito para a comunidade de pessoas com deficiência e de pessoas com altas habilidades”, destaca Lang.

#PraTodosVerem Cartão com o título no alto 27ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, 21 a 28 de agosto de 2021 sobre fundo verde claro. Ao lado, um retângulo vertical traz as logomarcas da Faders Acessibilidade e Inclusão e do governo RS. No centro, um retângulo na cor amarela traz o tema "Novos caminhos: Desafios para trilhar o futuro”. Na parte inferior, sobre fundo azul escuro, há símbolos de acessibilidade da pessoa com deficiência física, pessoa cega, pessoa com deficiência intelectual, pessoa com deficiência auditiva e pessoa com transtorno do espectro autista.

Texto: Ascom Faders