Zoológico do Rio Grande do Sul realiza cirurgia para recuperar guanaco
Publicação:
O hospital Veterinário do Zoológico do Estado realizou, recentemente, cirurgia em uma das fêmeas de guanaco, nascida no parque em 2004. As médicas veterinárias Raquel Von Hohendorff e Maria do Carmo Both, e tratadores do Hospital Veterinário do Zoo, acompanharam todo o procedimento, que durou mais de três horas. A tentativa era recuperar uma das pernas da espécie Lama guanicoe, que apresentava dores intensas, mal estar e dificuldade de locomoção.
A operação, realizada no dia 15 de julho, obteve sucesso, com expectativa de recuperação satisfatória, que deverá se prolongar por cerca de três meses. No momento, o exemplar está em ambiente restrito, onde deve permanecer por cerca de 30 dias, quando será efetuado um novo raio x para avaliação. Após este período, radiografias mensais deverão ocorrer, visando acompanhar o processo que colocará este exemplar em condições de retornar ao setor de ungulados do Parque. Os pinos deverão ser removidos após 90 dias. Toda cirurgia foi efetuada pela equipe do professor Marcelo Alievi, do Hospital de Clínicas da Faculdade de Veterinária da UFRGS, com a participação do anestesista Alexandre Polydoro.
O guanaco (Lama guanicoe) é uma espécie da família Camelidae, que pesa entre 60 a 75 kg. Vive cerca de 30 anos, podendo gerar, quando adulto, somente uma cria por parto, numa gestação que dura de 345 a 360 dias. É natural da América do Sul (Peru, Bolívia e Chile), das regiões de estepe, e sua alimentação é herbívora. No zoológico gaúcho, esta espécie está bem adaptada, com registro de nascimentos bem sucedidos.