Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Yeda vistoria obras do Hospital Ernesto Dornelles no aniversário de 48 anos da instituição

Publicação:

A governadora Yeda Crusius, durante visita ao Hospital Ernesto Dornelles, vistoria as obras do novo centro e da nova emergência, da Instituição.
Yeda Crusius visita obras do Hospital Ernesto Dornelles - Foto: Silvio Alves / Palácio Piratini

A governadora visitou o Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (30), no mesmo dia em que a instituição completou 48 anos de existência. A chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para vistoriar as obras de ampliação e qualificação do espaço físico e comparou o processo de gestão e modernização do Ernesto Dornelles ao implementado no gerenciamento do Estado. Vocês estão vivenciando no hospital o mesmo que ocorre no Governo com a adesão do conceito de qualidade no setor público, seguindo os fundamentos do Programa Gaúcho de Qualidade.

O superintendente médico, Ricardo Guterres, lembrou que a instituição hospitalar foi a primeira a oferecer residência médica e comissão de controle da infecção hospitalar. Nossa visão é buscar assistência médica integral e qualificada e trabalhamos para imprimir uma gestão integralmente sustentável. O profissional também destacou a importância do Instituto de Previdência do Estado (IPE) como principal parceiro de toda a história do hospital.

Com a reforma do Ernesto Dornelles, a UTI duplicou o número de leitos, chegando a um total de 22. Além disso, o local conta agora com 12 salas cirúrgicas, três salas de procedimento ambulatorial, 36 leitos de recuperação, uma sala híbrida para diagnóstico terapêutico, leitos especiais para operação de obesidade mórbida, totalizando 2,8 mil leitos. A instituição realiza 80 mil atendimentos mensais e conta com 1.850 médicos. É mantida pela Associação dos Funcionários Públicos do Rio Grande do Sul (Afpergs).
Texto Anamaria Bessil

Portal do Estado do Rio Grande do Sul