Yeda entrega busto de Flores da Cunha na cidade com o nome do ex-governador
Publicação:

Depois de descerrar o busto de José Antônio Flores da Cunha, nesta quarta-feira (4), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, a governadora Yeda Crusius inaugurou o monumento na Praça da Bandeira do município de Flores da Cunha, na Serra gaúcha. A homenagem ocorre pelos 50 anos da morte do general, considerado o maior governador do Rio Grande do Sul de todos os tempos.
Nascido em Santana do Livramento, em 5 de março de 1880, ele governou o Estado de 28 de novembro de 1930 a 17 de outubro de 1937. Faleceu em 4 de novembro de 1959.
Hoje, nossa contribuição é histórica e cultural. Aqui, temos o compromisso do prefeito de que ele vai zelar não apenas pelo busto, mas pela história do Rio Grande, disse a governadora na cerimônia.
Ao lembrar a figura de Flores da Cunha, Yeda Crusius recorda também uma célebre convicção dele, que coincide com a orientação do atual governo gaúcho de manter o equilíbrio fiscal e o déficit zero: Nesta casa, só se gasta o que se arrecada.
Esta determinação foi ressaltada também, durante a solenidade, pelo prefeito Ernani Heberle, que elogiou a gestão de Yeda Crusius. Admiramos o trabalho que o Estado está fazendo para dar credibilidade ao setor público, principalmente mantendo as contas em dia, o que é fundamental para execução de todo o cronograma de obras, afirmou o prefeito.
O bisneto do homenageado, Carlos Alfredo Flores da Cunha, comparou Yeda ao seu bisavô, enaltecendo a garra, a coragem e a competência da governadora. Nosso respeito pela governadora Yeda Crusius, pelo trabalho que vem desempenhando, disse ele. A vida do meu bisavô era o Rio Grande do Sul, completou, emocionado.