Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Yeda destaca defesa ao cidadão em posse do novo comandante-geral da Brigada Militar

Publicação:

A governadora Yeda Crusius participa da cerimônia de posse do coronel Paulo Roberto Mendes como novo comandante-geral da Brigada Militar.
Yeda Crusius prestigia posse do Cel Mendes no comando da BM - Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini

Ao participar, nesta terça-feira à tarde (24), da posse do coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues como comandante-geral da Brigada Militar (BM), a governadora Yeda Crusius disse que estava ali levando o testemunho de seu reconhecimento pelos serviços prestados por tantos brigadianos e brigadianas, em sucessivas gerações.  Disse que levava também uma palavra de gratidão e outra de confiança na corporação, que tem mais de 170 anos.

 
Durante a solenidade na sede da Academia de Polícia Militar - que teve a presença também do secretário da Segurança Pública, José Francisco Mallmann -, o coronel Mendes Rodrigues recebeu a espada de comandante-geral da BM e teve as platinas correspondentes ao cargo colocadas em sua farda pela governadora. Ele passa a ocupar o posto em substituição ao coronel Nilson Nobre Bueno. Como subcomandante-geral da BM, foi empossado o coronel João Carlos Trindade Lopes.

Mudanças
Para a governadora Yeda Crusius, se a transmissão de comando em uma corporação com passado tão rico remete o olhar à consistência de muitos fatos, este é também um momento de enxergar as mudanças exigidas pelo presente para a construção de um futuro melhor. Em seu pronunciamento, Yeda Crusius reiterou a determinação de seu governo de enfrentar a criminalidade e defender os cidadãos com as forças da inteligência e da lei. É o que estamos fazendo e continuaremos a fazer, ressaltou.


Exemplos disso, conforme lembrou a governadora, são as contratações para ampliação dos quadros funcionais - mesmo com escassez de receita para cobrir a despesa básica - e o esforço por mais eficiência à gestão dos recursos humanos. Esta é a nova ordem que nos compete, como Executivo, implementar, acrescentou.

A governadora também prestou reconhecimento àqueles que já deram a própria vida na tarefa de garantir segurança à população. São muitas as vidas tombadas no serviço ao povo gaúcho, o que faz de nossos heróis quase desconhecidos aqueles que sacrificam esse bem supremo em defesa de cidadãos que, normalmente, sequer conhecem. Isto é vocação. Somos todos testemunhas desse sacrifício, porque eles, lamentavelmente, comparecem aos noticiários com uma freqüência que nos angustia, afirmou.

Projetos
O coronel Mendes Rodrigues encaminhou ao secretário José Francisco Mallmann dois projetos experimentais de aprimoramento das operações de segurança pública, para serem desenvolvidos nos bairros Rubem Berta, em Porto Alegre, e Guajuviras, em Canoas. Para as ações a serem executadas nos dois bairros, deverão ser utilizadas 100 viaturas.


Com o propósito de intensificar o policiamento, o novo comandante-geral da BM afirmou que vai trabalhar com base nos verbos abordar, prender e apreender. Abordar, porque a polícia tem de estar próxima às pessoas, identificar quem é quem. Os outros dois verbos são decorrentes do primeiro: prender quem está à margem da lei e apreender, principalmente, drogas e armas, que estão contaminando a sociedade, explicou.

Ex-chefe do Estado-Maior do Comando de Policiamento da Capital, o coronel Mendes Rodrigues já exerceu também, entre outros postos, os de comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, do 15º Batalhão de Polícia Militar e de Policiamento Metropolitano, com atuação nos municípios de Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí, Glorinha, Canoas, Nova Santa Rita, Esteio e Sapucaia do Sul. Possui cursos de especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública, em Criminologia e em Planejamento Estratégico.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul