Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Yeda Crusius recebe o presidente da Autoridade Nacional Palestina no Palácio Piratini

Publicação:

A governadora, Yeda Crusius, recepciona o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Yeda Crusius recepciona o presidente da ANP no Palácio Piratini - Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, foi recebido com honras de chefe de Estado, no final da tarde deste sábado, no Palácio Piratini, pela governadora Yeda Crusius. Abbas veio ao Rio Grande do Sul para conhecer o Estado que reúne a maior comunidade palestina do país e trazer até ela sua mensagem de paz e esperança pela união de seu povo. Vive aqui uma população de cerca de 20 mil pessoas de origem palestina.  

No Palácio Piratini, Abbas encontrou-se com descendentes palestinos e autoridades estaduais. O caminho de construção do Estado Palestino tem que tomar o Brasil como exemplo de construção do convívio entre os diferentes, afirmou ele à governadora Yeda Crusius.

É um dia muito importante para o Rio Grande do Sul, porque podemos conversar com um homem absolutamente especial, um construtor da paz mundial, que prova ao longo de toda a sua vida ser um líder, que formula e age em nome da paz, disse Yeda. Quero dizer que, para nós, é uma honra e uma alegria recebê-lo. Estou feliz com as palavras dele, que, com toda a espontaneidade, nos disse o que pensa a respeito do Brasil e do Rio Grande do Sul, saudou a governadora.

Foi entregue por ela ao líder palestino o livro produzido pelo governo intitulado Identidade. Neste livro, estão todas as etnias e o modo pelo qual convivemos, valorizando a tradição de cada uma, respeitando as diferenças e construindo um convívio harmonioso e de desenvolvimento, explicou Yeda, que presenteou o visitante também com uma réplica do monumento Laçador - símbolo das tradições gaúchas, instalado nas imediações do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

No Brasil desde quinta-feira (19), em busca de apoio governamental ao plano de declaração unilateral de independência da Palestina, Abbas passou também por Brasília e Salvador. Neste domingo (22), segue para a Argentina.

O estado que os palestinos pretendem que seja reconhecido como membro de pleno direito das Nações Unidas inclui a Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental, territórios sob ocupação do estado de Israel há mais de 40 anos.

Abbas, chamado de Abu Mazen, assumiu a presidência da Palestina em 2005. Formado em Direito e doutor em História, foi, juntamente com Yasser Arafat, um dos fundadores do Fatah, facção política que atualmente governa a Cisjordânia.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul