Yeda Crusius garante apoio do governo para ampliar atendimento da Fazenda Esperança
Publicação:

Ao participar, nesta sexta-feira (28), das comemorações de 25 anos da Fazenda Esperança, no município de Casca, no Norte do Estado, a governadora Yeda Crusius garantiu o apoio do governo para o projeto de recuperação de dependentes químicos e alcoolistas desenvolvido pela organização. As ações de auxílio às fazendas serão feitas através do Comitê de Ação Solidária, com o objetivo de ampliar o atendimento, já que muitas pessoas aguardam para se integrar ao programa.
A governadora destacou que a reabilitação de dependentes de drogas tem forte contribuição na redução dos índices de criminalidade e citou as políticas públicas mantidas pelo Estado para este fim. Temos o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (o Proerd), que ensina a criança a dizer não a elas, e agora também o Programa de Prevenção à Violência. Estamos trabalhando para virar esta página de violência da história brasileira, disse Yeda, após elogiar o trabalho realizado pelo frei alemão Hans Stapel, fundador da Fazenda Esperança.
O prefeito de Casca, Geraldo Lusa, agradeceu a presença da governadora na festividade e ressaltou os investimentos feitos pelo governo estadual na região. Hoje é um dia de comemoração. Então é importante falarmos da honra da presença da governadora Yeda Crusius, que está conduzindo de forma competente a administração do Estado. Ficamos muito felizes com as obras na RS-129, importantes para a nossa região, salientou o prefeito, ao destacar os trabalhos já concluídos e que integravam a Consulta Popular.
A Fazenda Esperança, organização não-governamental dedicada à recuperação de dependentes químicos e alcoolistas fundada em 1983, está presente em dez países, com cerca de 60 unidades. As comemorações de seus 25 anos de atividades, que começaram em maio do ano passado, com a visita do Papa Bento XVI à fazenda de Guaratinguetá (SP), que também contou com presença da governadora, ocorrem neste ano na África, Europa Central, Ásia, Américas Central, do Norte e do Sul, incluindo as regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil, além da Argentina e do Paraguai.
No Brasil, são mantidas 44 unidades, das quais três estão no Rio Grande do Sul - além de Casca, nos municípios de Passo Fundo e Braga, atendendo aproximadamente 120 pessoas. A Fazenda São Rafael, de Casca, começou a funcionar em 1995 e, desde então, já atendeu 1,5 mil pessoas. O atendimento nas comunidades é prestado a jovens a partir dos 15 anos, pelo período médio de um ano, incluindo programas de profissionalização e de espiritualização, com apoio da Igreja Católica.