Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Votação da Consulta Popular 2025 é prorrogada até domingo (12)

A população pode participar de forma online e escolher as prioridades regionais para o próximo orçamento estadual

Publicação:

Imagem com fundo verde e balões de fala brancos, destacando o texto central em branco: "CONSULTA POPULAR 2025", com uma faixa nas cores verde, amarela e vermelha logo abaixo. Na parte inferior, aparecem os logotipos da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
-

A votação da Consulta Popular 2025 foi prorrogada até as 17h de domingo (12/10). A decisão visa ampliar o tempo disponível para que a população gaúcha participe do processo de definição das prioridades regionais que irão compor o orçamento estadual de 2026. A escolha é realizada de forma online. Os cidadãos podem votar de duas maneiras:

Para validar o voto, é necessário informar o número do título de eleitor. Caso não tenha o número em mãos, o sistema disponibiliza um link direto para consulta no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Propostas regionais

Nesta edição, os eleitores podem escolher uma entre diversas propostas regionais, previamente definidas por meio das Assembleias Públicas realizadas nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). As propostas englobam temas como agricultura, meio ambiente, turismo, cultura, desenvolvimento social, trabalho, infraestrutura, entre outros.

A Consulta Popular é coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com os Coredes. Em 2025, o programa destina R$ 60 milhões para aplicação nas demandas selecionadas. Os recursos serão distribuídos entre as regiões com base em critérios técnicos.

Criada em 1998, a Consulta Popular permite que a população indique diretamente onde deseja que parte do orçamento estadual seja aplicada. A atual edição contou com mais de 1.300 propostas recebidas e envolveu todas as regiões do Rio Grande do Sul em encontros presenciais nas etapas de escuta e deliberação.

Mais informações e o acesso à votação estão disponíveis no site.

Texto: Ascom/SPGG
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul