Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Visitação ao Parque Zoológico de Sapucaia do Sul está suspensa por tempo indeterminado

Medida foi adotada após o registro de mortes de cisnes e de patos

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Meio Ambiente Infraestrutura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem do globo terrestre envolvido por um galho de planta com duas folhas em uma das ponta e na parte superior do globo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), anunciou a suspensão, por tempo indeterminado, da visitação ao Parque Zoológico (Zoo) de Sapucaia do Sul. A manutenção do fechamento ocorre após a confirmação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (16/5), de que mortes de cisnes e patos foram motivadas pela Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1). 

O acesso do público já estava suspenso de forma preventiva desde quarta-feira (14/5). A investigação da causa da morte incluiu a análise de amostras. Não há alteração nos trabalhos internos de atendimento aos animais. 

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos.

Entre os principais sintomas apresentados nas aves estão dificuldade respiratória; secreção nasal ou ocular; espirros; falta de coordenação motora; torcicolo; diarreia; e alta mortalidade. 

Todas as suspeitas de influenza aviária devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura através da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

Texto: Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul