Visita guiada conta história dos prédios públicos da Praça da Matriz

A fachada do Palácio Piratini recebeu decoração especial em alusão às comemorações da Semana Farropilha.
Acampamento Farroupilha - Foto: Ivan de Andrade / Palácio Piratini

Moradores e turistas que visitam Porto Alegre poderão conhecer a história e as curiosidades dos prédios públicos localizados no entorno da Praça da Matriz. A partir das 13h30min deste sábado (25) haverá a visita guiada Há tesouros na Praça - Os Caminhos da Matriz. O Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, será aberto para visitação. Depois, os grupos percorrem o Solar dos Câmara, Memorial do Judiciário, do Ministério Público e o Museu Julio de Castilhos, que contam um pedaço da história do RS.

A sede do governo do Estado está situada na Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, no centro de Porto Alegre. Foi construído para substituir o antigo Palácio de Barro, que existia no mesmo local, e que havia sido edificado no ano de 1773 por ordem do governador José Marcelino de Figueiredo. No final do século XIX, esse prédio original encontrava-se em péssimo estado, demandando a construção de um novo, o que aconteceu por ordem do presidente do Estado Júlio Prates de Castilhos.

Nos salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini, os lustres são réplicas dos existentes no Palácio de Versalhes. Murais do pintor italiano Aldo Locatelli ilustram episódios da História do Rio Grande do Sul. Parte do mobiliário foi fabricado por presidiários da antiga Casa de Correção de Porto Alegre, e as soleiras e rodapés foram esculpidos em mármore de Carrara. O Palácio Piratini tem 88 anos.

O evento tem como objetivo divulgar os museus e centros de memória através de sua visitação bem como contribuir para um melhor aproveitamento da Praça da Matriz. Há tesouros na Praça - Os Caminhos da Matriz é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, do Ministério Público, da Assembléia Legislativa, do Tribunal de Justiça do Estado, do Solar dos Câmara e do Museu Julio de Castilhos.

No final da programação haverá uma apresentação musical  de Demétrio de Freitas Xavier - Voz e Violão, na Praça da Matriz. Demétrio é servidor do Tribunal de Justiça. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3295-8659.

Programação:
13h30min - Palácio Piratini