Vencedores do Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental são divulgados no Piratini
Publicação:

As melhores produções jornalísticas sobre boas práticas ambientais no Rio Grande do Sul foram conhecidas nesta quinta-feira (16/12), no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite. O prêmio Sema-Fepam de Jornalismo é de iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom).

“Esse é um prêmio que celebra mais do que a cobertura das ações ambientais, é também uma celebração da democracia, porque precisamos de uma imprensa forte e para que a nossa democracia esteja também fortalecida. O tema do meio ambiente é estratégico para a humanidade e, por isso, para o nosso governo também. Estamos em um bom caminho, buscando uma linha de atuação que concilie desenvolvimento com sustentabilidade. Queremos o Brasil e, claro, o Rio Grande do Sul, como potenciais ambientais. O nosso governo toma as suas iniciativas e busca fazer a sua parte, mas o impacto sobre o meio ambiente também é determinado pela consciência da sociedade e, nesse ponto, é fundamental termos na nossa imprensa a qualidade do trabalho que está aqui sendo reconhecido, como uma forma de estimular e ajudar a crescer essa consciência”, disse o governador.
A primeira edição do prêmio contou com mais de 150 trabalhos inscritos nas categorias Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Telejornalismo, Fotojornalismo, Radiojornalismo/Podcast e Jornalismo Universitário.

“Fomos procurados pela Sema, que nos apresentou uma ideia poderosa: criar um prêmio que destacasse coberturas em sustentabilidade, um dos temas mais críticos para a humanidade. Nosso governo respeita e valoriza o papel do jornalismo na sociedade. Tenho muito orgulho do alcance que o prêmio teve logo nesta primeira edição, reunindo trabalhos de colegas absolutamente respeitados, mostrando que o prêmio nasce com um potencial para se afirmar no cenário da imprensa gaúcha”, disse a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.
Os vencedores foram premiados com R$ 5 mil (primeiro lugar) e R$ 3 mil (segundo lugar). Além dos valores em dinheiro, todos receberam um certificado e um troféu produzido por apenados do Complexo Penitenciário de Canoas, em uma parceria entre a Sema e a Secretaria da Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo.

"Precisamos, todos, nos responsabilizar pelo mundo em que vivemos. Precisamos tomar para nós, verdadeiramente, essa tarefa de cuidar do meio ambiente e do homem. De um lado, precisamos estimular o desenvolvimento social e econômico, porque a pobreza também é um brutal desequilíbrio. De outro, precisamos ser técnicos e criteriosos na proteção ambiental, porque, se não salvo a minha circunstância, não salvo a mim”, disse o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana.
Para a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffman, o prêmio reflete o valor da comunicação para o trabalho da Sema e da Fepam.
Nos dedicamos muito para que este prêmio se tornasse essa ação concreta, que reflete o quanto a Sema e a Fepam entendem o valor da comunicação para o nosso trabalho. A integração entre os órgãos do governo foi primordial para que pudéssemos transformá-lo em um projeto grandioso, que uniu meio ambiente e inclusão social. Esse troféu simboliza muito mais do que um prêmio. Traz consigo a esperança de que é possível rever atitudes para tornar o mundo melhor, tanto na área ambiental quanto na social. simboliza uma união de esforços em torno de um objetivo comum: proteger o nosso meio ambiente”.

Confira os vencedores do Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental
• Fotojornalismo
1º lugar - Semana Lixo Zero - Antonio Valiente Samalea (lornal Pioneiro/Agência RBS)
2º lugar - Recicle, o céu é o limite - Jefferson Botega (Zero Hora e Diário Gaúcho)
3º lugar - Banhado do Maçarico, refúgio para aves migratórias e local de dunas e campos úmidos no pampa gaúcho - Anselmo Cunha dos Santos (Zero Hora)
• Jornalismo Impresso
1º lugar - Hora da decolagem - Danton José Boatini Júnior (Correio do Povo)
2º lugar - Salvemos os botos - Jéssica Rebeca Weber (Zero Hora)
3º lugar A terra na cidade - Brenda Rodrigues Fernández (Correio do Povo)
• Webjornalismo
1º lugar - Vento a favor no Pampa - Cleber Dioni Tentardini (Jornal Já)
2º lugar -Colmeias ameaçadas - Danton José Boatini Júnior (Correio do Povo)
3º lugar - Agapan completa meio século de defesa ambiental - Jéssica Rebeca Weber (Gaúcha ZH)
• Radiojornalismo/Podcast
1º lugar - Mascarando o lixo - Geórgia Pelissaro dos Santos (Vós)
2º lugar - RS e os reflexos das mudanças climáticas - Eduardo Matos (Rádio Gaúcha)
3º lugar - Raio X do tratamento de esgoto no litoral do RS - Eduardo Matos (Rádio Gaúcha)
• Telejornalismo
1º lugar - Isopor na mesa - Lena Caetano (Televisão Cachoeira do Sul) / Marcilei Trindade Caetano
2º lugar - Pesquisadoras estudam comportamento dos urubus-de-cabeça-preta em Porto Alegre - Marco Alexandre Bocardi (RBS TV)
3º lugar - Ciência Cidadã - Everson Luiz Dornelles (RBS TV)
• Jornalismo Universitário
1º lugar - A força do vento e do sol - Daniel Mutzemberg Giussani (Ufrgs)
2º lugar - Rio Grande do Sul, 40 graus como a mudança climática pode moldar o futuro do nosso Estado - Bibiana da Costa Davila (Ufrgs)
3º lugar - A tendência da estação é o verde - Caroline Oliveira da Silva Avila Coelho (Ufrgs)
Comissão julgadora
Vinte jurados fizeram parte da Comissão Julgadora, para acessar os nomes e os currículos. Cada integrante atribuiu suas notas tendo como base quatro critérios, com pesos diferentes: capacidade de sensibilização e reflexão sobre o tema, qualidade das informações técnicas que sustentem o conteúdo jornalístico, originalidade no desenvolvimento da pauta e qualidade da apresentação do conteúdo.
Fabricação dos troféus
Os troféus entregues no Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental foram feitos à mão por dois apenados do Complexo Penitenciário de Canoas, com madeira de reaproveitamento. Nas peças, foi talhado um dos símbolos do Estado, o quero-quero, que faz parte da logomarca do prêmio desenvolvida pelo designer Augusto Barros.
O Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental contou com o apoio institucional da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (Arfoc).
• Clique aqui e veja mais fotos da entrega da premiação.
Texto: Secom e Ascom/Sema
Edição: Secom