Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Unidade da CRM em Minas do Leão comemora recuperação na produção

Publicação:

Considerada deficitária por estar ameaçada com a suspensão de fornecimento de carvão para a Unidade Termelétrica (UTE) São Jerônimo, a Mina São Vicente Norte da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) comemora sua recuperação. Os resultados positivos
Unidade da CRM em Minas do Leão comemora recuperação na produção

Considerada deficitária por estar ameaçada com a suspensão de fornecimento de carvão para a Unidade Termelétrica (UTE) São Jerônimo, a Mina São Vicente Norte da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) comemora sua recuperação. Os resultados positivos foram debatidos, nessa terça-feira (27), em reunião-almoço promovida pela direção da empresa com os funcionários da unidade de Minas do Leão.

Com a renovação do contrato com a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (Eletrobras CGTEE) para suprir a Usina de São Jerônimo até o final de 2013 e o acréscimo de três novos clientes, o trabalho de mineração vem exigindo horas extras dos funcionários para atender a crescente demanda, além de possibilitar a atração de novos investidores. O balanço deste mês de agosto aponta a evolução da produção. A mina já atingiu 100 m³ de descobertura e beneficiou 20 mil toneladas, das quais 18 mil já foram entregues aos clientes.

No encontro, o presidente da CRM, Elifas Simas, ressaltou que os resultados obtidos em Candiota e Minas do Leão representam a companhia como um todo. No ranking elaborado pela revista Brasil Mineral, a CRM está na 25ª posição entre empresas mineradoras do Brasil e é a primeira do País na extração de carvão. Conforme ele, a CRM está sendo ajustada constantemente e os resultados se devem em muito à gestão nas unidades.

Em relação à Região do Baixo Jacuí, o presidente relatou o andamento do projeto que pretende implantar uma Pequena Central Térmica (PCT) geradora de 20.000 Mw em substituição à usina de São Jerônimo. Destacou ainda, as perspectivas com a realização dos leilões A-5 em agosto e dezembro. No de agosto são dois projetos cadastrados ao certame e em dezembro a CTSul pretende participar do leilão e envolve o fornecimento de 70 toneladas de carvão da CRM.

O dissídio aos funcionários, negociado com o sindicato da categoria, e a realização de concurso para recompor os quadros também foram apresentados. Elifas Simas ressaltou que a nova formatação do dissídio irá favorecer tanto a empresa, quanto aos colaboradores. Temos um bom clima em todos os postos da companhia e o time está bem engrenado. Nossos avanços podem ser acompanhados diariamente no site da CRM.

Texto: Leonardo Nunes
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul