Unidade da CRM em Minas do Leão comemora recuperação na produção
Publicação:
Considerada deficitária por estar ameaçada com a suspensão de fornecimento de carvão para a Unidade Termelétrica (UTE) São Jerônimo, a Mina São Vicente Norte da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) comemora sua recuperação. Os resultados positivos foram debatidos, nessa terça-feira (27), em reunião-almoço promovida pela direção da empresa com os funcionários da unidade de Minas do Leão.
Com a renovação do contrato com a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (Eletrobras CGTEE) para suprir a Usina de São Jerônimo até o final de 2013 e o acréscimo de três novos clientes, o trabalho de mineração vem exigindo horas extras dos funcionários para atender a crescente demanda, além de possibilitar a atração de novos investidores. O balanço deste mês de agosto aponta a evolução da produção. A mina já atingiu 100 m³ de descobertura e beneficiou 20 mil toneladas, das quais 18 mil já foram entregues aos clientes.
No encontro, o presidente da CRM, Elifas Simas, ressaltou que os resultados obtidos em Candiota e Minas do Leão representam a companhia como um todo. No ranking elaborado pela revista Brasil Mineral, a CRM está na 25ª posição entre empresas mineradoras do Brasil e é a primeira do País na extração de carvão. Conforme ele, a CRM está sendo ajustada constantemente e os resultados se devem em muito à gestão nas unidades.
Em relação à Região do Baixo Jacuí, o presidente relatou o andamento do projeto que pretende implantar uma Pequena Central Térmica (PCT) geradora de 20.000 Mw em substituição à usina de São Jerônimo. Destacou ainda, as perspectivas com a realização dos leilões A-5 em agosto e dezembro. No de agosto são dois projetos cadastrados ao certame e em dezembro a CTSul pretende participar do leilão e envolve o fornecimento de 70 toneladas de carvão da CRM.
O dissídio aos funcionários, negociado com o sindicato da categoria, e a realização de concurso para recompor os quadros também foram apresentados. Elifas Simas ressaltou que a nova formatação do dissídio irá favorecer tanto a empresa, quanto aos colaboradores. Temos um bom clima em todos os postos da companhia e o time está bem engrenado. Nossos avanços podem ser acompanhados diariamente no site da CRM.
Texto: Leonardo Nunes
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305