Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Único hospital referência para tuberculose, HIV e hepatites no Estado faz 69 anos

Publicação:

Card Saúde
-

Única referência hospitalar e especializado para tratamento da tuberculose no Estado, o Hospital Sanatório Partenon (HSP) comemora 69 anos nesta segunda-feira (27/1). No local, pacientes de todas as regiões do Estado recebem atendimento hospitalar e tratamento ambulatorial. A instituição atende também pacientes com HIV e hepatites, especialmente a Hepatite C.

“Aqui nós temos um trabalho para além da questão clínica e nutricional. Há um serviço social e de psicologia que procura refazer vínculos perdidos e recuperar a cidadania. É um trabalho para restabelecer uma condição psicossocial”, diz a diretora Carla Jarczewski.

Ela explica que ali são tratados usuários vulneráveis: vivem em situação de rua, são egressos do sistema prisional, tem uma tuberculose drogarresistente, algum problema de saúde mental, usam droga lícita ou ilícita.

“Se não existisse o HSP não teríamos nenhuma instituição de longa permanência para pacientes que necessitam fazer o tratamento da tuberculose por motivos psicossociais”, ressalta. Não há no Estado nenhuma estrutura que dê este tipo de suporte de longa permanência necessária.

Carla informa que o problema da tuberculose, além do diagnóstico – muitas pessoas demoram para chegar ao atendimento – é levar o tratamento até o final.

“Então, a taxa de cura é baixa. Porque as pessoas, em algum momento, deixam de usar a medicação”. Carla acrescenta que, com o empobrecimento da população e uso de substâncias psicoativas lícitas ou ilícitas, “se torna muito complexo dar conta deste paciente dentro de sua comunidade”.

O HSP conta hoje com mais de 200 servidores que trabalham tanto na parte ambulatorial quanto na internação. Em 2019 foram feitos em torno de 515 mil atendimentos.

Festa de aniversário

Para marcar os 69 anos do hospital foi organizada uma gincana. Três equipes participaram, cada uma formada por profissionais e pacientes da instituição. A ideia foi promover a integração, fazer um movimento interno para falar abertamente sobre os agravos atendidos no hospital.

Na faixa colocada na entrada da instituição está escrito “Hospital Sanatório Partenon, 69 anos juntos na luta contra a tuberculose, HIV e as hepatites".
Segundo a fisioterapeuta Laura Dossena, a palavra juntos significa mais que integração entre as pessoas que trabalham com esses agravos – funcionários e pacientes. Ela faz parte do Programa Global Stop Tuberculose, da organização Mundial da Saúde (OMS).

A data do aniversário foi comemorada com um bolo e a entrega de medalhas para os integrantes das equipes e feita uma homenagem a aposentados. Uma das aposentadas homenageadas, Maria Celina Torres, emocionada, comentou ter passado mais tempo no hospital que na casa dos pais.

Texto: Marília Pereira Bissigo/Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul